A acessibilidade é a principal preocupação da Década do Osso e Articulação 2010-2020

“A tecnologia tem de reduzir custos para que, nesta segunda Década do Osso e da Articulação (2010-2020), se consiga ter um melhor acesso às inovações tecnológicas na área das doenças musculoesqueléticas.” A afirmação é de Pedro Cantista, que foi um dos presidentes da Comissão Portuguesa deste programa mundial, que envolveu várias associações. O responsável falou à Just News à margem do XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), que terminou no sábado.

Pedro Cantista relembrou que tudo começou com um grupo de especialistas internacionais que pretendiam melhorar a prevenção e o tratamento das doenças musculoesqueléticas, em 2000, e que criaram esta iniciativa. “Até 2010, conseguiram-se grandes avanços, nomeadamente, na redução da sinistralidade rodoviária, na prevenção da osteoporose, na reabilitação das doenças musculoesqueléticas e no acesso aos medicamentos biológicos nas patologias reumáticas.”

Aquele fisiatra espera que, nesta segunda década (2010-2020), “se consiga ter um melhor acesso às inovações tecnológicas na área das doenças musculoesqueléticas, para o bem de todos os doentes”. Pedro Cantista reconhece que, “até 2020, as principais preocupações são o custo e o acesso às novas tecnologias”. Uma situação que, no seu entender, “pode e deve ser resolvida com o apoio dos economistas da saúde, para que haja uma redução nos preços, a fim de todos os doentes terem acesso ao que de melhor se faz na MFR”.

O especialista também espera que se mantenha a colaboração, que surgiu na sequência deste programa, entre a SPMFR, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), outras entidades científicas e associações de doentes.



No XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Pedro Cantista moderou, juntamente com a fisiatra e membro da direção da SPMFR, Susana Santos, a sessão sobre “Década do Osso e da Articulação – Técnicas e Tecnologias”.



Podem ser consultadas mais fotos do congresso aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda