KRKA

Cardiologia: debater a prática de bons cuidados «com menos custos»

“Melhores cuidados, menores custos” é o tema central da edição 2015 das Jornadas de Cardiologia do Sul e Regiões Autónomas. O evento, que este ano é organizado pelo ICPA, terá lugar entre 16 e 18 de outubro, na Caparica (Almada), marcando a entrada de uma nova geração organizacional. “Estes 30 anos ficam assinalados pela homenagem aos ‘pais’ das Jornadas e por uma nova geração de profissionais que vão manter este evento, tão essencial na Cardiologia portuguesa”, afirma Carlos Catarino.

Os temas em debate não se destinam apenas a cardiologistas. “Além dos internos, os médicos de MGF e os internistas também têm um lugar nestas Jornadas, porque há temáticas comuns a estas diferentes especialidades, como a prática de bons cuidados com menos custos”, observa.

Carlos Catarino diz que o tema central das Jornadas foi escolhido com base na conjuntura económico-financeira que se vive no país, “que preocupa todos os profissionais de saúde, que têm de continuar, inevitavelmente, a prestar cuidados de qualidade, apesar da austeridade. “E é possível. Existe muito a ideia de que a Cardiologia implica sempre o uso de tecnologia de ponta, mas apenas uma minoria de doentes precisa obrigatoriamente dela”, frisa Carlos Catarino.

E acrescenta: “Uma boa história clínica, o ECG e o ecocardiograma permitem diagnosticar muitos dos problemas cardíacos. Não se trata apenas de pensar em menorizar os custos, é um facto que estes exames também evoluíram e que continuam a ter um papel essencial para qualquer cardiologista, internista ou médico de MGF.”

Carlos Catarino salienta que “ninguém está contra a tecnologia de ponta, que tantos benefícios trouxe para o diagnóstico e o tratamento de certas patologias, simplesmente, pretende-se realçar o papel dos meios complementares de diagnóstico (MCDT), que continuam a ser muito relevantes.”

O programa provisório pode ser consultado aqui.

Contactos: (ICPA)
Email: geral@icpa.pt
Telf.: 210 455 402




"Sempre quis ser médico cardiologista"

Carlos Catarino foi cardiologista durante 33 anos em grandes hospitais até que chegou a oportunidade de ser diretor clínico do ICPA. Agarrou o desafio "com muita vontade e empenho, com a mesma paixão que sempre sentiu pela Medicina e pela Cardiologia".

Como "sempre quis ser médico cardiologista", licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e especializou-se em Cardiologia no Hospital de Santa Marta - CHLC. É também administrador voluntário na Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda