«A colaboração entre a Gestão Hoteleira e as Unidades Locais do PPCIRA é fundamental»
"A abordagem à prevenção e controlo de infeção tem que ser não só multidisciplinar mas também multiprofissional", afirma Pedro Pacheco, presidente da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar, que vai realizar as suas XI Jornadas já nos dias 13 e 14 de novembro. O tema vai estar em foco no evento e "a expectativa que temos é disseminar conhecimento sobre como é feita na prática, no dia a dia", indica o responsável.
Em entrevista à Just News, Pedro Pacheco, que é administrador hospitalar no Hospital do Espírito Santo de Évora, refere que, entre as várias partilhas de boas práticas e de inovação, será dada a conhecer "a (boa) articulação entre a UL PPCIRA e a Gestão Hoteleira da ULS do Arco Ribeirinho, para que seja replicada".
Na sua opinião, "a colaboração entre a Gestão Hoteleira e as Unidades Locais de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos é fundamental", considerando que "o trabalho consistente, de longos anos, da UL PPCIRA do Arco Ribeirinho é uma referência para nós".
Pedro Pacheco
Prestação de serviços hoteleiros numa nova unidade de saúde: o caso do Hospital de Sintra
As jornadas vão permitir também um debate sobre a operação hoteleira no novo hospital de Sintra, "uma questão que é muito pertinente", salienta Pedro Pacheco, e explica porquê:
"De facto, quando existe a abertura de uma nova Unidade Hospitalar, existe uma dimensão que eventualmente será menos escrutinada ou valorizada que é: como vamos prover a nova unidade de higiene e limpeza, de tratamento de resíduos, de segurança de pessoas e bens, de alimentação para utentes e colaboradores, de roupa hospitalar? A resposta a esta questão é agravada por um contexto atual de imensa dificuldade na contratação e retenção de colaboradores para a operação hoteleira."
No caso específico do novo Hospital de Sintra, "o processo de prover serviços hoteleiros decorreu em concomitância com a continuidade de Serviço no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, o que dificultou a operação", pelo que demonstra ter "muita expectativa em aprender com quem liderou, com sucesso, este processo".
"A Inteligência Artificial impactará de formas que não conseguimos antecipar no dia de hoje"
O impacto e os desafios da inteligência artificial (IA) na Hotelaria Hospitalar será o tema da palestra principal. O presidente da APHH, destaca a participação do orador:
"Nuno Almeida, senior manager na EY Consulting, é especialista em Inteligência Artificial e Sistemas de Apoio à Decisão. É muito inspirador na mensagem que transmite sobre as potencialidades e os desafios da Inteligência Artificial."
Pedro Pacheco dverte ainda que "a IA impactará muito rapidamente na operação hoteleira tradicional e também na operação hoteleira na saúde", com um impacto transversal a toda a organização. Assim, afirma que, "para além da eventual substituição de colaboradores, a IA impactará de formas que não conseguimos antecipar no dia de hoje. Temos, por isso, enquanto Associação, o dever de tentar transmitir aos parceiros e sócios os desafios que podemos ter pela frente."

Palestras, convívio e inovação
Depois de Peniche ter acolhido as Jornadas da APHH em 2024, este ano o evento que "reúne toda a comunidade da hotelaria hospitalar" vai decorrer em Aveiro, no Parque de Ciência e Inovação. "Esta região é muito dinâmica em termos empresariais e existem várias empresas nacionais muito importantes e inovadoras no panorama da hotelaria hospitalar que têm sede na região e vão estar presentes nas Jornadas", afirma Pedro Pacheco.
O administrador hospitalar indica que estarão presentes vários responsáveis de Serviços Hoteleiros de diversas Unidades Hospitalares, públicas e privadas, "e teremos também a participação da Academia, através da Senhora Professora Teresa Nunes Barata, Professora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UBI, e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde".
Ou seja, fica a garantia: "Sabemos que quem participar nas Jornadas poderá assistir a palestras de vários especialistas, conviver com colegas e tomar conhecimento sobre a inovação que as empresas líderes na Hotelaria em Saúde oferecem."
Eficiência organizacional
E será que também para as administrações de unidades as XI Jornadas da APHH são uma excelente oportunidade para tomarem conhecimento das potencialidades/desafios da Hotelaria Hospitalar?
"Sim, sem dúvida", afirma Pedro Pacheco, desde logo, porque "o orçamento alocado às operações hoteleiras, em cada Unidade Hospitalar, não é despiciendo e a eficiência organizacional é um tema que tem que estar sempre presente nas direções intermédias, nos diretores dos Serviços Hoteleiros, e também na direção de topo das Unidades".
E acrescenta: "A automatização, a IA, a melhoria de processos são desafios muito presentes na operação hoteleira e existem empresas que são líderes e dão resposta cabal a estas questões. Saibamos nós aproveitar."

