KRKA

A comparticipação da Prevenar é «um passo em frente na promoção da qualidade da Saúde Pública»

Depois de anos de sensibilização e recomendações, e a par da sua inclusão no Programa Nacional de Vacinação, a vacina Prevenar 13 passa a ter comparticipação. Para Carlos Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, tal facto vem reconhecer o valor da vacina e "revelar-se-á fundamental na maior adesão terapêutica e consequente redução do número de casos de doença pneumocócica, nomeadamente dos de maior gravidade".

O responsável recorda que, "ao longo dos últimos anos, foram inúmeros os esforços para alertar as autoridades e a população para a importância da vacinação na prevenção de doenças potencialmente fatais como a Pneumonia" e que este é, "sem dúvida, um passo em frente na promoção da qualidade da Saúde Pública em Portugal".

A infeção por Streptococcus pneumoniae (pneumococo) é uma causa comum de morbilidade e mortalidade, sendo responsável por, aproximadamente, 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Potencialmente fatal, a pneumonia é uma doença com consequências graves para o doente e uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação. As crianças e os adultos a partir dos 50 anos, são os mais afetados pela doença pneumocócica, bem como grupos de risco, que incluem pessoas com doenças crónicas associadas como a diabetes, doenças respiratórias ou cardíacas, e que tenham hábitos como o alcoolismo e ou o tabagismo. Prevenar13 está indicado para todas as faixas etárias e, para além da pneumonia (forma mais comum na idade adulta), previne doenças graves como a meningite ou a septicemia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda