A contratualização nos cuidados de saúde primários em Portugal

A Associação para o Desenvolvimento e Cooperação Garcia de Orta (AGO) vai organizar, em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, o fórum técnico “Contratualização nos cuidados de saúde primários em Portugal e planeamento nacional e local em saúde”, que terá lugar dia 29 de outubro, quarta-feira.

Este evento realiza-se no auditório do Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa – Área Funcional da Transplantação, no Hospital Pulido Valente), e a sua organização conta com a parceria da Equipa Técnica do Plano Nacional de Saúde 2012-2016 e da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN).

Após a sessão de abertura, será apresentado o estudo “Contratualização nos Cuidados de Saúde Primários em Portugal: Investigação e Prática - Uma abordagem conjunta”, financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), no âmbito do concurso de projetos de investigação em serviços de CSP.

Do programa fazem parte mais três sessões: "O processo de contratualização nos CSP - que melhorias podem fazer a diferença?", "Contratualização de Serviços integrada com os Planos Nacional, Regionais e Locais de Saúde" e "Métodos e evidência para a definição de indicadores e metas a contratualizar".

De forma a promover um debate técnico produtivo, "o fórum contará com a participação de diversos stakeholders relevantes no panorama da contratualização e planeamento em saúde a nível nacional, incluindo representantes da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), bem como profissionais de saúde, da administração, da academia e da sociedade civil", salienta a AGO.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir