KRKA

A inflamação «pode estar na base de muitas doenças»

A "Inflamação" é o tema genérico das XXI Jornadas de Pediatria do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, que se realizam nos dias 12 e 13 de fevereiro. Maria do Céu Machado, presidente do evento e diretora do Departamento de Pediatria, explica que "a inflamação pode estar na base de muitas doenças e às quais não era classicamente associada, sendo o autismo um exemplo pediátrico e a doença de Alzheimer um não pediátrico".

A responsável esclarece que "há doenças cerebrais, situações degenerativas, em que se percebe que há áreas do cérebro com sinais francos de inflamação, respostas imunes não adequadas, e tem sido desenvolvida investigação".

Relativamente ao programa das jornadas, afirma: "o Prof. Luís Moita, um investigador básico, vai fazer uma conferência sobre a inflamação como algo transversal e estou ansiosa por o ouvir. Por exemplo, diabetes-obesidade é um estado inflamatório e cada vez mais se sabe que agressores de natureza completamente diferentes desencadeiam fenómenos inflamatórios."

Durante o dia de hoje, e no âmbito do evento, realizaram-se já seis cursos, que "englobam todas as áreas", indica Maria do Céu Machado, explicando que foi pedido "a cada subespecialidade para indicar dois a três assuntos que gostassem de ver abordados", tendo depois sido colocado à votação entre os internos. "É um serviço muito democrático!"



Podem ser consultadas mais fotos das jornadas aqui.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda