«A intervenção psicoterapêutica é uma miragem para muitas pessoas»

Ao intervir na sessão de abertura, o presidente do XVI Congresso Internacional da ASPESM, Francisco Sampaio, chamou a atenção para o “subaproveitamento” dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de SM e Psiquiátrica na realização de intervenções psicoterapêuticas, apesar de terem competência para tal.



Francisco Sampaio fez questão de sublinhar, logo nas primeiras palavras que proferiu, o facto de o Congresso ter tido, para além do patrocínio científico da Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing – Europe Region, o apoio institucional da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e do próprio Ministério da Saúde, afirmando que tal “deve ser lido como um sinal”.


Francisco Sampaio

“É um sinal de que a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em Portugal está viva, ativa, cientificamente comprometida e politicamente reconhecida”, frisou o especialista, que é professor na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto (ESEP) e investigador doutorado integrado no RISE-Health.



Participaram igualmente na cerimónia de abertura Carlos Sequeira (presid. da ASPESM), João Moutão (presid. do IP de Santarém), Pedro Marques (presid. do CA da ULS da Lezíria), Hélia Dias (presid. da ESS de Santarém) e Teresa Maia (coord. Regional de SM de LVT).

O presidente do XVI Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental referiu-se ao tema do encontro – “Intervenções Psicoterapêuticas” – como sendo, “provavelmente, um dos mais relevantes e desafiantes do nosso tempo”. E justificou:


“Vivemos num país onde o sofrimento psíquico é uma realidade quotidiana, onde a solidão, a ansiedade, a depressão e a desesperança tocam milhares de vidas. E, no entanto, o acesso a intervenção psicoterapêutica continua a ser, para muitos, uma miragem!”


Prémio José João Silva

Francisco Sampaio: “Vivemos num país onde o sofrimento psíquico é uma realidade quotidiana.”

 

“É neste contexto que a competência específica dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de SM e Psiquiátrica assume uma importância crucial, sendo que há mais de uma década que o seu exercício profissional integra a realização de intervenções psicoterapêuticas”, afirmou, acrescentando:

“Ainda assim, essa competência tem sido subaproveitada. Não por falta de evidência, porque a evidência científica está do nosso lado. Não por falta de reconhecimento político, porque esse reconhecimento está hoje bem patente no apoio que este Congresso recebe.”


Francisco Sampaio e Carlos Sequeira

Francisco Sampaio não deixaria de vincar que “todas as profissões da área da Saúde estão vinculadas a um Código Deontológico que coloca o bem da pessoa no centro da ação e é essa fidelidade ao princípio ético que deve orientar as nossas escolhas, as nossas reivindicações e o nosso exercício profissional”.

E insistiu: “Negar o exercício dessa competência é, no fundo, impedir o direito de acesso dos cidadãos a cuidados de qualidade. É perpetuar as desigualdades num país onde o sofrimento psíquico já é, em si mesmo, uma forma de exclusão.”


Prémio Irmã Paula Carneiro

Carlos Sequeira: “Os enfermeiros são um recurso inestimável que importa ser potenciado na área da SM.”

Entretanto, referindo o facto de a realização do Congresso ter contado com a colaboração da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, o presidente da ASPESM, Carlos Sequeira, que também é professor da ESEP, faria questão de deixar claro o seguinte:

“Os enfermeiros, e em particular os que são especialistas em SM, em parceria com outros profissionais, são um recurso inestimável que importa ser potenciado nesta área, pelo que devem ser alocados à promoção, prevenção e tratamento das pessoas com problemas de saúde mental.”


Prémio Lucília Nunes

Registando mais de 400 participantes nacionais e estrangeiros e mais de 1500 profissionais envolvidos nos trabalhos apresentados, esta reunião decorreu em Santarém, mas em formato b-learning, entre 15 e 17 de outubro. De referir que foi retomada este ano a entrega de prémios de reconhecimento em Enfermagem de SM.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda