Cepheid Talks

A maioria das pessoas com diabetes «terá um problema cardiovascular»

“Diabetes e risco cardiovascular” é o tema da 5.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que vai decorrer no dia 7 de abril, em Peniche. O presidente do evento, Francisco Araújo, recordou que “a maioria das pessoas com diabetes vai ter um ou outro problema cardiovascular, é assim necessário apostar na conjugação da terapêutica com mudança de estilos de vida”.

Francisco Araújo, que também é um dos coordenadores do Serviço de Medicina Interna do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, falou à Just News sobre o que chama “abordagem multifatorial”. “Como a doença cardiovascular continua a ser a principal causa de mortalidade específica associada à diabetes, é preciso alterar os comportamentos de risco, não basta ter uma boa terapêutica”, salientou.



O especialista em Medicina Interna lembrou ainda que a situação pode tornar-se mais grave porque, além da diabetes, os doentes também apresentam outros fatores de risco. “Não podemos esquecer a hipertensão, a dislipidemia ou a obesidade”, disse.

No evento, vão ser debatidas diversas temáticas, como cardiopatia isquémica e diabetes, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica e disautonomia.

No final terá lugar uma mesa sobre “O que nos espera na área da diabetes e risco vascular”. Segundo Francisco Araújo, “é uma novidade nesta reunião, convidámos a indústria farmacêutica a apresentar os seus trabalhos de investigação porque é importante estarmos a par do que há de novo”.

Diabetologia: Apostar na “diferenciação qualificada”


Secretariado do NEDM: Paulo Subtil, Joana Louro, Estevão Pape, Edite Nascimento, Mário Esteves e Rita Nortadas (ausente na foto: Ana Lopes)

Desde outubro que Estevão Pape, médico internista do Hospital Garcia de Orta, assume a coordenação do NEDM. O principal objetivo do seu mandato, assumido desde o primeiro instante, é apostar na “diferenciação qualificada” dos médicos internistas na área da Diabetologia.

Vários projetos programados para os próximos 3 anos terão como base “uma equipa renovada, jovem e dinâmica, como o são os elementos do secretariado do NEDM”, segundo garante Estevão Pape.



O programa da 5.ª Reunião Temática pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda