«A obesidade é uma doença crónica e multifatorial, não apenas um problema estético»
A obesidade será o tema central da 8.ª Reunião Temática do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). O evento, que vai decorrer no dia 14 de maio, em Peniche, destina-se a internos e especialistas de Medicina Interna.
Joana Louro, internista e responsável pelo evento, salienta à Just News que "a obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial, não apenas um problema estético”.
A médica, que se dedica à diabetes há vários anos, alerta para a "necessidade de os internistas darem especial atenção aos doentes obesos", face à morbilidade e mortalidade associada a esta patologia.
E sublinha: "Todos somos poucos para combater esta pandemia e, sendo o internista o verdadeiro gestor do doente, deve ter em conta que se trata de uma doença crónica que não resulta somente da ingestão alimentar e do sedentarismo.”
Joana Louro
"Juntos somos mais fortes”
No evento vão ser abordadas as "armas terapêuticas" que estão atualmente disponíveis, assim como a epidemiologia e fisiopatologia e haverá uma sessão intitulada “A obesidade na complexidade da Medicina Interna – Juntos somos mais fortes”.
Segundo Joana Louro, o objetivo foi "juntar na mesma mesa os núcleos de estudo da insuficiência cardíaca, das doenças respiratórias e das doenças do fígado, porque são áreas onde se sente muito o impacto da obesidade".
O programa está disponível aqui.