Cepheid Talks

A «prevenção e reabilitação ativa com o exercício» volta a estar em debate na 8ª edição de PRACTICE

"Intervenções e metodologias de treino inovadoras para populações clínicas" é o tema central das Jornadas PRACTICE 2014, um congresso internacional que já vai na 8ª edição e que se realiza no dia 11 de outubro, em Lisboa, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.  

O evento é organizado pelo Club Clínica das Conchas, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a empresa de formação e consultoria Gnosies.

Da lista de oradores convidados fazem parte personalidades de renome internacional, como é o caso de Carla Stecco, ortopedista especializada em manipulação miofascial em contexto desportivo, docente e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Pádova, em Itália.

Este ano, de acordo com Jorge Ruivo, da comissão organizadora, o "objetivo primário do evento passa por abordar as mais recentes tendências de treino e metodologias de exercício físico aplicadas a utentes em risco ou portadores de patologia crónica, diversificando a oferta terapêutica ao seu dispor".

Acrescenta ainda o médico de Medicina Desportiva, e coordenador do programa de Reabilitação Cardíaca do Club Clínica das Conchas, que esta 8ª edição de PRACTICE contempla "vários momentos académicos e de partilha, desde sessões plenárias, workshops hands-on e espaço para apresentação de linhas de recomendação e casos clínicos".

Jorge Ruivo explica o motivo do programa disponibilizar mais tempo para a partilha e discussão científica: "Metodologias como o treino intervalado de alta intensidade, funcional, com o peso corporal ou sensório-motor foram desenvolvidas no sentido de complementar, equivaler ou superar a eficácia clínica de metodologias convencionais, permitir maior transfer funcional, e otimizar os níveis motivacionais dos participantes. Estas intervenções, por serem novidade, obrigam a uma ampla discussão científica da exequibilidade, segurança e eficácia da sua aplicação em populações clínicas."



O PRACTICE é uma organização interdisciplinar composta por Médicos, Fisioterapeutas e Especialistas do Exercício que se dedicam a estudar a aplicação do exercício físico na prevenção da doença, a sua possível atuação em indivíduos em risco ou portadores de patologia, e os seus efeitos na reabilitação. O seu grande objetivo passa por promover a divulgação e discussão dos efeitos terapêuticos da Atividade física, do Exercício e do Desporto nos vários problemas de Saúde Pública, salientando as sinergias que podem ser criadas entre a Ciência Médica e as Ciências do Exercício.

Para mais informações: http://www.practice.pt/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda