A qualidade da informação alimentar é «um ingrediente» em foco na 8ª Reunião Anual PortFIR

O Instituto Ricardo Jorge vai realizar, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), e em parceria com a GS1 Portugal, a 8ª Reunião Anual PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar. Esta edição realiza-se dia 30 de outubro e estará focada na importância da qualidade da informação alimentar, sob o lema: "Um ingrediente da sua alimentação".

O evento está aberto a todos os interessados no tema e, em particular, aos membros das redes, profissionais da saúde, laboratórios, comunidades científica e académica, indústria alimentar e da distribuição.

De acordo com a Comissão Organizadora, a reunião visa promover a partilha e o debate de questões relacionadas com a segurança alimentar e a nutrição, "nomeadamente as principais ameaças e doenças de origem alimentar; os desafios, decisões políticas e o papel dos intervenientes na cadeia alimentar nesta matéria, bem como a previsão, prevenção, monitorização e a resposta eficaz a estas questões num mundo globalizado".

Simultaneamente, o evento irá divulgar as atividades de atualização da Tabela da Composição de Alimentos, bem como abordar a questão da qualidade dos dados na gestão da informação alimentar nas plataformas PortFIR/SGRIA e SyncPT. Também serão comunicados os resultados e preparação dos próximos trabalhos das Redes PortFIR (Composição de Alimentos e Informação Microbiológica de Alimentos).



O programa pode ser consultado aqui.

Contactos: silvia.viegas@insa.min-saude.pt  ou roberto.brazao@insa.min-saude.pt
A inscrição na reunião pode ser efetuada aqui.

PortFIR
O programa PortFIR - Plataforma Portuguesa de Informação Alimentar - inspirado na rede europeia EuroFIR (European Food Information Resource), visa a implementação de redes portuguesas de partilha de conhecimento em segurança alimentar e nutrição e a futura criação de um portal que incluirá bases de dados sustentáveis e de qualidade reconhecida sobre Composição de Alimentos, Contaminação de Alimentos e Consumos Alimentares.

Imprimir