Cepheid Talks

A qualidade dos cuidados paliativos domiciliários em Bragança

O Departamento de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vão organizar, dia 30 de maio, as primeiras Sessões em Cuidados Paliativos do Nordeste. A iniciativa decorrerá no auditório Dionísio Gonçalves, da Escola Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, e tem início marcado para as 14h00. A entrada é livre.

O evento contará com a presença de duas investigadoras europeias na área, Bárbara Gomes e Bárbara Antunes, que abordarão, respetivamente, os temas “Cuidados Paliativos Domiciliários – evidência e novas ideias” e “Qualidade e Outcomes em Cuidados Paliativos”.

Estas sessões são dirigidas essencialmente aos profissionais de saúde da ULS do Nordeste, responsáveis das Equipas e Unidades de Cuidados Continuados Integrados do distrito de Bragança, instituições particulares de solidariedade social e alunos da Escola Superior de Saúde do IPB.

O objetivo é "promover um espaço de formação, esclarecimento e debate acerca da relevância e qualidade dos cuidados paliativos domiciliários no distrito de Bragança".

Sobre a atualidade e enquadramento do tema, a Unidade Local de Saúde do Nordeste refere, em comunicado, que o distrito de Bragança possui uma população idosa significativa (20.2 - 30.8%) e que têm sido desenvolvidos esforços no sentido de oferecer à população mais e melhores cuidados no final da vida, dando o exemplo da criação, em 2009, do Serviço de Cuidados Paliativos, na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, e, mais recentemente, a criação de Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos em cada uma das Unidades Hospitalares da ULS Nordeste.

"As caraterísticas demográficas e geográficas da região desafiam as diferentes equipas clínicas a estreitar relações, de forma a permitir aos doentes permanecer em casa durante maior tempo na progressão da doença e tornar os serviços tão próximos da comunidade quanto possível", indica a ULS Nordeste, acrescentando que "é sobre estas e outras questões relacionadas com a prestação de cuidados de saúde no final da vida que se irão debruçar os intervenientes nas Sessões em Cuidados Paliativos do Nordeste".

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda