A qualidade e a sustentabilidade em Saúde são «as bases do Serviço Nacional de Saúde»

O Centro Hospitalar Lisboa Norte acaba de lançar mais uma edição de LxNorte News, onde estão em destaque temas como os 40 anos do Hospital Pulido Valente, as atividade do Dia Mundial da Higiene das Mãos e o primeiro ano de atividade da Consulta de Enfermagem em Estomaterapia - Urologia.

No editorial da newsletter, Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração do CHLN, salienta a importância e o papel das novas tecnologias e sistemas de informação na promoção da acessibilidade aos cuidados de saúde e adianta algumas das medidas que têm sido desenvolvidas na instituição, afirmando que "a Qualidade e a Sustentabilidade em Saúde, aliada à transparência na gestão, são, efetivamente, as bases do Serviço Nacional de Saúde que todos os portugueses merecem".

O responsável começa por recordar que "um dos recursos inegáveis para a promoção da acessibilidade, preconizada no Plano Nacional de Saúde 2011 e agora (maio de 2015) estendido até 2020, centra-se, entre outras premissas, na valorização dos sistemas de informação e monitorização do acesso e na promoção de estratégias de articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde".

Entre outras medidas, refere que, desde 2014, foi efetuada uma renovação de 25% do parque informático do CHLN, adquiridas soluções de alojamento de dados mais eficientes, "bem como uma solução de disaster recovery, o que representa para a instituição uma maior eficácia e segurança no acesso aos seus dados informáticos."

Carlos Martins explica que "o processo clínico eletrónico é um dos projetos já em curso e que, esperamos até final do ano, que esteja implementado em 40% da instituição. A prescrição interna por via eletrónica e o desktop de Enfermagem são projetos que se encontram igualmente em fase de desenvolvimento". refere ainda que o projeto designado por "Circuito do Medicamento" encontra-se, igualmente, "numa fase de finalização, com conclusão prevista para breve".



À semelhança de anteriores edições, são muitos os temas tratados na newsletter do CHLN, com notícias e reportagens sobre as atividades desenvolvidas, nos últimos meses, por profissionais de diversas especialidades médicas e classes profissionais desta instituição.

Informa também sobre quem é reconhecido por desenvolver um trabalho de excelência, como é o caso de José Pereira Miguel, presidente da Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CHLN/FML/IMM) e professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. O professor catedrático de Medicina Preventiva e Saúde Pública e diretor do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem de Mérito, tendo o ministro da Saúde efetuado a ordenação das respetivas insígnias no Dia Mundial da Saúde.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda