KRKA

A Sociedade Europeia de Cardiologia «é a maior sociedade mundial na área cardiovascular»

Nasceu em 1960, teve uma “infância muito feliz” e sempre quis ser médico. Fausto Pinto é hoje pai de cinco filhos, cardiologista no Hospital de Santa Maria e, entre os muitos e importantes cargos que acumula, é, a partir de setembro, o novo presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia. À LIVE Cardiovascular, fala do seu percurso pessoal e profissional, assim como desta eleição, que considera “um desafio”.

Sendo a primeira vez que um português ocupa este alto cargo, Fausto Pinto considera que "é, de facto, um grande desafio. A SEC é a maior sociedade mundial na área cardiovascular. É uma federação de 56 sociedades nacionais. Seis associações, 18 grupos de estudo, 38 sociedades afiliadas e mais de 90 mil membros espalhados por todo o mundo. É uma sociedade que atingiu uma notoriedade e uma dimensão espetaculares nestes últimos anos."

"Como sociedade científica, a SEC tem como missão reduzir o peso das doenças cardiovasculares e faz isso através de várias atividades educacionais", refere o novo presidente da SEC, salientando que "organizamos o maior congresso mundial da especialidade", que este ano decorreu em Barcelona, "e vários eventos relacionados com as múltiplas áreas dentro da Cardiologia".

Relativamente ao futuro, Fausto Pinto afirma, na entrevista à LIVE Cardiovascular, que, atualmente, sente-se "muito como um facilitador, que cria condições para o desenvolvimento de novos projetos e de novas áreas. É preciso que alguém tenha esse papel. Costumo dizer que gosto de tornar 10 problemas em um e não o contrário. Portanto, facilitar. Tornar o complexo no simples, no fazível."

Destaca ainda "outra coisa muito importante", que é "pôr as pessoas a comunicar, a trabalhar em equipa, de modo a serem um somatório de si próprias. Um líder de grupos deve ter essa postura, fazendo com que as pessoas sejam um somatório e não se anulem umas às outras. No fundo, o objetivo é criar, promover o desenvolvimento e tornar visível o que, por vezes, pode não ser tão óbvio, mas que é importante que seja visível para todos."

Entre outros cargos e responsabilidades que assume, Fausto Pinto é presidente da Associação para a Investigação e Desenvolvimento da FMUL, editor da Revista Portuguesa de Cardiologia, diretor do Instituto Cardiovascular de Lisboa e, desde julho, o novo diretor do Serviço de Cardiologia do CHLN.



A entrevista com Fausto Pinto pode ser lida na íntegra na atual edição de LIVE Cardiovascular.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda