KRKA

Congresso do ACES Baixo Vouga focado na «literacia e gestão da segurança e saúde»

Partilhar experiências e promover uma melhor articulação dos médicos de Medicina do Trabalho, de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública é um dos propósitos do evento que se realiza, dias 17 e 18 de maio, em Oliveira do Bairro, no Quartel das Artes, e que vai juntar profissionais nacionais e estrangeiros.

O 1.º Congresso da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV) e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) pretende ser "um espaço de encontro e debate de todos os que se interessam pelas questões da saúde publica em geral, e saúde ocupacional em particular, nos mais diversificados domínios de intervenção e investigação".

“Envelhecimento da população ativa - Literacia e gestão da segurança e saúde no local de trabalho” é o tema central do Congresso. De acordo com a Comissão Organizadora, foi inspirado na atividade de Saúde Ocupacional iniciada no ACeS BV no ano 2016 pela USP e na Campanha 2016-17: Locais de trabalho saudáveis para todas as idades da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA).



Sob a moderação de Massano Cardoso, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a primeira mesa redonda do programa é dedicada à "organização dos serviços de segurança, saúde no trabalho/saúde ocupacional, nos serviços de saúde", com a partilha das respetivas realidades na ARS Centro, no ACeS BV e no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

Ao longo dos dois dias são muitos e variados os temas que estarão em debate. É o caso, nomeadamente, das metodologias de vacinação na população trabalhadora, as lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, o papel da Unidade de Saúde Pública no controlo e prevenção de doenças nas organizações e a importância da consulta pré e pós-viagem para a literacia dos trabalhadores emigrantes.

Email: congresso.usp.acesbvouga.act@gmail.com 
O programa completo pode ser consultado aqui.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda