KRKA

Jornadas Médicas do Baixo Cávado permitiram «maior contacto com a comunidade»

A interação entre a plateia e os oradores, "este ano ainda mais vincada que nas edições anteriores", foi uma das novidades das III Jornadas Médicas do Baixo Cávado, que este ano contaram com cerca de 200 inscrições.

A reunião, que decorreu em Barcelos, teve um número recorde de 61 resumos nas diferentes categorias: "trabalho de investigação, revisões sistemáticas, revisões baseadas na evidencia, casos clínicos, revisões clássicas, projetos de intervenção na comunidade e trabalhos de melhoria continua de qualidade." Segundo Coralie Alves, da Comissão Organizadora," são números que nos deixam a todos muito satisfeitos".



"Conhecer as respostas existentes para uma melhor atuação"

De acordo com a médica interna da USF Lígios, a reunião permitiu "um maior contacto com a comunidade, dado que foram explorados os diferentes recursos existentes do ACeS Cávado III, conjugando médicos dos cuidados de saúde primários, médicos de ambiente hospitalar, mas também profissionais de Enfermagem e Serviço Social".


"O evento superou as nossas expetativas", afirma Coralie Alves

Recordando que existe um envelhecimento progressivo da população, indica que "os profissionais de saúde devem desenvolver ações mais próximas das pessoas em situação de dependência. Para tal, é necessário investir nos cuidados de longa duração e conhecer as respostas existentes a nível territorial, para uma melhor atuação em meio comunitário".

Nesse contexto, foi realizada uma "Tertúlia multidisciplinar" sobre a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que "demonstrou ser um momento valioso de partilha de conhecimentos para todos os profissionais que interagem com aqueles que se encontram em situação de dependência e perda de autonomia".


Gorete Costa, Catarina Oliveira, Artur Freitas, Marta Gomes, Edite Brito e Mónica Belchior Miranda

A sessão, moderada por Gorete Costa, assistente graduada e consultora em MGF na USF Lígios, contou com a participação de Marta Gomes (Médica Especialista de Medicina Interna e coordenadora da Equipa intra-hospitalar de Cuidados Paliativos e do Hospital de Dia do Hospital de Barcelos), Edite Brito (enfermeira responsável da ECCI da UCC de Barcelinhos), e Mónica Belchior Miranda, assistente social do ACeS Cávado III Barcelos/Esposende. 

Intervieram ainda neste debate Catarina Oliveira e Artur Freitas (assistentes de MGF na USF São Brás e na USF MaxiSaúde), bem como Rosana Campos e Isabel Sousa (médicas internas de MGF da USF Lígios e USF ViaTodos).

"Aprender a cuidar ao longo da vida" 

Além da tertúlia, Coralie Alves faz questão de mencionar que "todos os temas das Jornadas foram escolhidos com a mesma linha de pensamento, o nosso lema: ´Aprender a cuidar ao longo da vida`. Ou seja, os workshops e as apresentações temáticas foram estruturadas no sentido de permitir uma maior interação entre oradores e participantes, com o objetivo de desenvolver discussão e serem momentos de partilha de conhecimento."



Também as mesas redondas "deram lugar à partilha de informações, conhecimento e discussão sobre temas escolhidos cuidadosamente, de forma a abranger cada fase de vida do utente, no âmbito de melhorar a qualidade dos cuidados prestados".

Os resumos foram avaliados por uma Comissão Cientifica constituída por equipa de OF e posteriormente a seleção dos melhores trabalhos aos quais foram entregues prémios e menções honrosas, escolha que foi deliberada por um júri externo constituído por diretores de MGF.


Todos os elementos da Comissão Organizadora das Jornadas fazem parte do Núcleo de Internos do Baixo Cávado (NIBC), estando integrados nas USF Lígios, Viatodos, Santo António, Alcaides Faria e Esposende Norte.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda