Cepheid Talks

Ageing@Coimbra apresenta novas recomendações para um envelhecimento ativo e saudável

O consórcio Ageing@Coimbra apresentou hoje, na Assembleia da Republica, um conjunto de novas recomendações para um envelhecimento ativo e saudável dos portugueses. O anúncio decorreu no âmbito de um debate que contou com a participação de deputados, membros do parlamento e de entidades das áreas sociais, de saúde e sociedade civil.

Além de membro da Comunidade da Inovação e Conhecimento (KIC) em Saúde e Bem-Estar (EIT Health), o consórcio Ageing@Coimbra tem o estatuto de Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, atribuído pela Comissão Europeia à Região de Coimbra em 2013.

As orientações hoje apresentadas para a promoção da saúde e bem-estar do envelhecimento ativo na população portuguesa visam potenciar condições para "estimular políticas, criar, implementar e replicar boas-práticas promotoras do envelhecimento ativo e saudável".

 

As recomendações incluem:
- prevenção da fragilidade física;
- prevenção da fragilidade cognitiva, promovendo uma vida social ativa de atividades intergeracionais e rastreios cognitivos, incluindo a implementação de políticas de apoio a cuidadores e pacientes com demência;
- prevenção da fragilidade imunitária que inclui a promoção de políticas de prevenção da doença para o envelhecimento saudável, com programas de vacinação ao longo da vida;
- promoção da adesão à terapêutica, prevenindo a polimedicação desadequada;
- promoção de soluções integradas de saúde e assistência social;
- promoção de políticas conducentes à criação de espaços e serviços amigos do idoso e promoção da investigação e do conhecimento sobre o envelhecimento.

Com estas novas recomendações, o Ageing@Coimbra pretende "contribuir para melhorar a vida dos cidadãos idosos através de melhores serviços sociais e cuidados de saúde, assim como pela criação de novos produtos e serviços inovadores que promovam melhor diagnóstico e terapêutica, bem como a vida ativa e independente".


Sobre o Ageing@Coimbra:


O Ageing@Coimbra é um consórcio, coordenado pela Universidade de Coimbra numa parceria institucional com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia), formado por entidades ligadas à saúde e à cidadania, centradas na formação, inovação e intervenção, que visa a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do envelhecimento ativo e saudável. O consórcio Ageing@Coimbra procura fomentar "o cruzamento de diversas áreas do saber, fertilizando inovação e empreendedorismo, respondendo aos desafios de saúde e bem-estar de uma população envelhecida, criando oportunidades de negócio e emprego qualificado para a população jovem".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda