KRKA

Albino Aroso, «pai» do planeamento familiar em Portugal, foi ontem homenageado no Porto

O livro “Albino Aroso - um homem à frente do seu tempo” foi ontem apresentado, na Sede da Secção Norte da Ordem dos Médicos, com o objectivo de recordar e homenagear uma personalidade que modificou a área da ginecologia em Portugal, tornando-a acessível às mulheres e conferindo-lhes poder de decisão quanto à sua saúde sexual e reprodutiva.

A apresentação da obra, desenvolvida pelo Hospital do Futuro, em parceria com a Gedeon Richter, contou com a presença de várias personalidades como Ana Jorge, ex-ministra da Saúde, Francisco Ramos, presidente do Concelho de Administração do IPO de Lisboa, e Fernanda Águas, presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, que homenagearam o ‘pai’ do planeamento familiar em Portugal.

O presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Luís Castanheira Nunes, afirmou: “Esta homenagem é para mim muito reconfortante, quer em termos institucionais, quer em termos pessoais. A nível institucional é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido por Albino Aroso em prol da saúde da mulher e da criança. Não conheço maior defensor da mulher. Em termos pessoais foi como um pai que estimulou a minha actividade profissional durante vários anos".

A obra conta com vários textos elaborados por familiares, amigos e colegas que trabalharam e conviveram com Albino Aroso, ginecologista e antigo secretário de Estado da Saúde. Alguns dos exemplos dos textos contemplados no livro são os de Paulo Macedo, Manuel Ferreira Teixeira, Eurico Castro Alves, Francisco George, José Manuel Silva, Germano Couto e representam entidades como Ministério da Saúde, Infarmed, DGS, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, entre outras. Também as várias sociedades e instituições na área da ginecologia se encontram representadas.

Albino Aroso sempre defendeu, ao longo do seu percurso, o poder de decisão das mulheres relativamente ao momento em que desejassem construir família e ter filhos, tendo criado o conceito das consultas de Planeamento Familiar no nosso país. Este foi também o grande responsável pela redução da taxa de mortalidade infantil, posicionando Portugal entre os melhores do mundo a este nível. O livro surge assim como uma homenagem e reconhecimento pela vertente humanista de Albino Aroso, bem como o seu trabalho perpetuado até aos dias de hoje.

Em Portugal, os cidadãos podem aceder a consultas de Planeamento Familiar nos centros de saúde com equipas multiprofissionais para o esclarecimento das dúvidas e questões no domínio da saúde sexual e reprodutiva.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda