Alergologia e Imunologia Clínica: Elisa Pedro é a nova presidente da SPAIC
Foram eleitos, no último fim-de-semana, os Corpos Sociais da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para o triénio 2017-2019. A eleição teve lugar em Lisboa, no decorrer da Assembleia-Geral, que se realizou durante a 37.ª Reunião Anual da SPAIC, dedicada ao tema: "Doença imunoalérgica na criança, novos paradigmas e melhor controlo".
De acordo com Elisa Pedro, que tomará posse como presidente da SPAIC em dezembro, a nova Direção tem como missão “a consolidação do rumo de crescimento e notoriedade da SPAIC, contando com a participação de todos os associados e parceiros, no sentido de contribuir para a inovação e excelência no panorama nacional das doenças imunoalérgicas”.
Para que esse objetivo seja alcançado, refere que “será desenvolvido um trabalho de equipa, organizado dentro da Direção em áreas funcionais e sempre em comunicação aberta com todos os sócios”. 
Passagem de testemunho: Elisa Pedro com Luís Delgado.
Mais concretamente, a nova Direção pretende promover, no próximo triénio, a melhoria contínua do desenvolvimento científico-profissional dos associados da SPAIC e da sua prática clínica, assim como a participação ativa e continuada de todos os associados na vida da SPAIC, promovendo a comunicação.
Há ainda a destacar a vontade em "consolidar o crescimento e a notoriedade da SPAIC, quer a nível nacional, quer internacional; a promoção da apresentação e publicação de trabalhos científicos dos associados nas reuniões e órgãos oficiais da SPAIC, ampliando a sua disseminação; e a divulgação do conhecimento das doenças alérgicas na comunidade".
Tendo em conta estas ideias-chave, Elisa Pedro e a sua equipa querem dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas anteriores direções: “Nunca é demais destacar a atuação das anteriores direções da SPAIC na dinamização, divulgação e projeção da nossa Sociedade e especialidade, quer a nível nacional, quer internacional.”
A responsável realçou ainda que “a Sociedade tem tido um desenvolvimento assinalável nas últimas décadas, tendo um papel relevante na alergia, na asma e na imunologia clínica em Portugal”, áreas cada vez mais prementes num mundo onde as doenças alérgicas estão a aumentar.
Quanto aos grupos de interesse da SPAIC, será dada continuidade ao trabalho desenvolvido até ao momento. “Eles são essenciais na atividade da Sociedade”, assegura Elisa Pedro.
Direção da SPAIC (triénio 2017/2019):
Em cima - Rodrigo Alves (tesoureiro), Ana Morête (secretária-geral adjunta) e Manuel Branco Ferreira (secretário-geral);
Em baixo - Elisa Pedro com os vice-presidentes: João Fonseca, Emília Faria e Pedro Martins.
Mesa da Assembleia-Geral:
Presidente: Rita Câmara
Vice-presidente: Ângela Gaspar
Secretário: Daniel Oliveira
Comissão Verificadora de Contas:
António Loureiro
José Alberto Ferreira
Amélia Spínola Santos



