Alergologia e Imunologia Clínica: Sintra recebe GAILL 2014

Decorre, nos dias 1 e 2 de novembro, em Sintra, a reunião GAILL 2014, organizada pelo GAILL - Groupement des Allergologistes et Immunologistes de Langues Latines.

Em declarações à Just News, o presidente do evento, Antero da Palma-Carlos, secretário-geral do GAILL, sublinha a importância científica e pessoal desta reunião.”É um encontro de amigos, onde os participantes já se conhecem e as comunicações são sempre de alto nível”, sublinha o professor jubilado de Medicina Interna e Imunoalergologia.

O responsável salienta a grande abrangência da reunião, que se deve ao facto de a Alergologia ser uma especialidade de fronteira, envolvendo participantes de várias áreas de formação (internistas, geneticistas, farmacologistas, otorrinolaringologistas, entre outros) oriundos de países de línguas latinas – Portugal, Espanha, França, Itália e Suíça.

Este ano, estarão em debate assuntos tão diversos como “responsabilidade civil e penal dos médicos, “ terapêutica do VIH”, “novos alimentos” ou “alimentos transgénicos”.

De salientar, a participação de Armin Bidarian, do Serviço de Otorrinolaringologia no Centro Hospitalar Algarvio (CHA), que irá apresentar um novo método de tratamento da otite serosa persistente em crianças e um novo tratamento para a apneia de sono em adultos, ambos desenvolvidos pelo especialista.

Segundo Antero da Palma-Carlos, à semelhança dos últimos anos, a participação da reunião será limitada, “de modo a facilitar o intercâmbio de informação científica e estreitar os laços profissionais e de amizade entre os participantes”.

Para defender as línguas latinas, nas últimas reuniões as apresentações têm sido restritas ao Francês, Português, Espanhol e Italiano.

O programa da reunião GAILL 2014 pode ser consultado AQUI.

Sobre o GAILL

O GAILL - Groupement des Allergologistes et Immunologistes de Langues Latines - foi fundado em Paris em 1971 por um grupo de médicos franceses de diversas disciplinas interessados pela Alergologia e Imunologia Clínica.

De acordo com Antero da Palma-Carlos, a finalidade desde Grupo é “promover um aperfeiçoamento profissional contínuo e criar laços de amizade entre médicos e biologistas de várias formações, sendo dirigido por um Conselho Científico que elege entre os seus membros, sem limitação de mandatos a Direção, mantendo-se a sede e o seu registo oficial como sociedade científica em França”.

Desde 1986, por decisão unânime do Conselho Científico, a presidência do GAILL passou para Maria Laura Palma-Carlos, investigadora coordenadora jubilada de Ciências Médicas do Centro de Hematologia e Imunologia da Universidade de Lisboa.

Imprimir