Alimentação saudável: conhecer o risco de «contaminantes de preocupação emergente»

O Instituto Ricardo Jorge vai promover, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), o 3º Simpósio Nacional - "Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura. Contaminantes de Preocupação Emergente: Desafios Laboratoriais". A toxicidade e biodisponibilidade, o impacto na saúde, a legislação e desafios futuros são alguns dos temas centrais em debate.

A iniciativa, que se insere no projeto METROFOOD - Infrastructure for Promoting Metrology in Food and Nutrition, é dirigida à comunidade científica, profissionais da saúde, reguladores, entidades do poder autárquico, bem como "outros profissionais com interesse nesta área que procuram definir parâmetros universais de debate sobre o tema, incluindo o estabelecimento de normas e boas práticas".



O simpósio, que decorrerá dia 24 de novembro, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, irá abordar "as diversas vertentes da análise e do risco associado à presença de contaminantes de preocupação emergente, em géneros alimentícios". 

Acrescenta a Comissão Organizadora que a iniciativa "irá permitir a apresentação de trabalhos científicos sobre a realidade complexa da análise laboratorial, na identificação e caracterização de contaminantes de preocupação emergente, bem como, da interpretação dos resultados analíticos e do seu impacto na saúde pública".

Para mais informações: spass2016@insa.min-saude.pt 
A pré-inscrição pode ser efetuada aqui.

Imprimir