Almada: Consultadoria em Endocrinologia também é vantajosa para o Garcia de Orta

Pouco tempo após a USF Amora Saudável, do ACES Almada/Seixal, ter sido constituída, iniciaram-se as reuniões de consultadoria na área da Endocrinologia com o Hospital Garcia de Orta.

Desde então, é a médica endocrinologista Maria Carlos Cordeiro que se dirige à USF, coordenada por Luís Eusébio, e está em contacto permanente, por telefone ou por e-mail, para esclarecer dúvidas dos colegas de MGF.



Para a médica de família Esmeralda Amador, esta interligação é importante: “É uma forma de se ter acesso personalizado ao hospital, permitindo a discussão direta de casos clínicos, com vantagens para os próprios médicos, que podem esclarecer dúvidas e otimizar decisões clínicas, e também para o utente.”

No seu entender, a consultadoria tem como principais vantagens a rapidez e a personalização. “Os doentes veem o seu caso discutido em equipa, o que nos ajuda a tomar decisões em termos de diagnóstico e de terapêutica”, afirma.

O coordenador da USF Amora Saudável, Luís Eusébio, considera estas reuniões uma mais-valia para todos, também contribuindo para uma referenciação mais eficaz e uma melhor gestão das listas de espera no HGO.

“Ao contactarmos os colegas da Endocrinologia para esclarecermos dúvidas estamos a ajudar o hospital, que irá receber apenas os doentes que realmente precisam de um acompanhamento mais especializado”, refere.


Luís Eusébio, Maria Carlos Cordeiro e Esmeralda Amador

O responsável defende, assim, que a consultadoria é um ponto fundamental na interligação entre CSP e cuidados hospitalares. “O facto de se ter um contacto telefónico mais direto facilita a comunicação e permite, inclusive, que alguns casos clínicos sejam apenas tratados nos CSP.”

Quanto às patologias que costumam gerar mais dúvidas na MGF, as mais comuns são as da tiroide – como os nódulos – e a diabetes.




São precisamente os médicos de família da zona de influência do Hospital Garcia de Orta os principais destinatários das Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Almada. O evento, cuja 11.ª edição se realiza nos dias 19, 20 e 21 de outubro, visa promover uma melhor articulação com os cuidados de saúde primários, explica Jorge Portugal, diretor do Serviço de Endocrinologia do HGO. O programa pode ser consultado aqui.

Ligação aos cuidados de saúde primários há mais de 20 anos



Há 25 anos, Jorge Portugal, com a colega Luísa Raimundo, dava início ao Serviço de Endocrinologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada. Em declarações à Just News, explica que uma forma de manter o contacto permanente com os CSP foi destacar para cada unidade de saúde um médico especialista, que aí se desloca mensalmente, sendo a ligação estreita com a USF Amora Saudável um exemplo do que ocorre com outras unidades.

“O objetivo é efetuar uma triagem eficaz dos casos clínicos apresentados pelos colegas de MGF, a fim de se conseguir diminuir o tempo de espera de consulta e avaliar os casos de acordo com a gravidade clínica”, explica o diretor do Serviço.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Médicos de família assinalam Dia Mundial da Asma 2019 na Sertã