Almoço virtual ensina crianças a escolher os alimentos «de forma consciente e com espírito crítico»
“Levar as crianças a escolher alimentos, de forma consciente e com espírito crítico, é uma maneira de as envolver na luta contra a obesidade.” Foi desta forma que Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde, falou do projeto Almoço Virtual, uma iniciativa que conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), da consultora Keypoint e da Janssen, empresa farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.
O projeto foi apresentado no Jardim Zoológico, em Lisboa, e contou com a participação de alunos do Externato do Parque. Num autocarro, que vai percorrer várias escolas da capital até ao final do ano letivo, os alunos simularam uma cantina/bar escolar self-service, onde escolheram várias réplicas de alimentos comuns. Na caixa registadora receberam uma fatura onde constava o valor nutricional da refeição, recomendações e custo estimado da mesma.
No final estiveram reunidos, numa sala, para, através de modelos anatómicos, lhes serem explicadas diversas doenças relacionadas com a alimentação e os estilos de vida.
A fase piloto do projeto envolveu mais de 4400 crianças e adolescentes, no ano letivo 2014/2015, de 10 escolas da área de Lisboa. “A escolha desta região deve-se aos dados mais recentes, que indicam que é a que apresenta mais assimetrias em termos alimentares”, segundo Ana Macedo, da Keypoint, a consultora responsável pela área científica do projeto.
A iniciativa vai continuar até ao final do ano letivo que se inicia agora e o objetivo é “chegar a crianças e jovens dos 2.º e 3.º ciclos dos ensinos Básico e Secundário, na Zona Metropolitana de Lisboa, e continuará posteriormente, consoante os resultados obtidos, podendo chegar a outras regiões”.
A Just News falou ainda com um dos alunos do Externato do Parque que participaram no Almoço Virtual. Bernardo Silva, de oito anos, escolheu canja, cenoura cozida, brócolos, cogumelos, salada, três douradinhos, esparguete e banana. No momento do pagamento, a fatura referia “excesso de calorias”. Bernardo garantiu que “vai pensar melhor no que come”…
No evento realizado no Jardim Zoológico também esteve presente Rui Lima, nutricionista e técnico superior da Direção-Geral da Educação (DGE).