Cepheid Talks

Alunos e professores comemoram Dia da Faculdade de Medicina

Médicos, alunos e docentes reuniram-se, esta sexta-feira, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz, para a Cerimónia do Dia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, cujos objetivos – “Educar para a Medicina, pela Ciência, pela Cultura e pelos valores éticos e morais da profissão” – têm, segundo o seu diretor, José Fernandes e Fernandes, sido cumpridos.

“Este dia representa uma ocasião em que a Faculdade olha para si própria e reflete sobre o que tem sido feito. Saúda os novos alunos, que são a continuidade, homenageia aqueles que se formaram há 50 anos e que são exemplo para todos, assim como aqueles que seguem a sua carreira académica e os que trabalham na faculdade”, afirma José Fernandes e Fernandes à Just News, à margem da cerimónia, referindo que, ao mesmo tempo, aproveitam para refletir sobre os problemas.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, foi iniciada, em 2007, uma reforma que tem vindo a ser concretizada e da qual começam agora a existir elementos que demonstram que “terá sido uma aposta bem sucedida”.

“O tempo depois o confirmará. Considero que a Faculdade tem tido uma boa atuação e que está no bom caminho. Contudo, temos problemas e precisamos de os resolver”, observa.

E refere que - tal como disse António Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa, durante a sua alocução – considera necessário um enquadramento legal diferente, ou seja, um Governo que olhe para as universidades com uma visão completamente nova.

“Temos universidades a mais. Ou conseguimos concentrar recursos e mudar ou nunca vamos ter dinheiro para as reformas e os desenvolvimentos que são indispensáveis às faculdades. Se não o fizermos, Portugal e as instituições perdem competitividade e capacidade de afirmação no mundo e isso é uma perda para o país e para todos nós”, conclui José Fernandes e Fernandes.

Esta cerimónia de comemoração assinalou, também, os 100 anos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, bem como os 25 anos do Gabinete de Apoio à Investigação Científica.



Podem ser consultadas aqui algumas dezenas de fotografias da Cerimónia.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda