Ana Teixeira vai liderar a Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia

É a primeira vez que a Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia (International Society for Exercise and Immunology - ISEI), entidade que integra membros de 76 países, vai ter um português como presidente.

Ana Teixeira, docente e investigadora da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, vai liderar a ISEI no mandato 2019-2021, sucedendo a Jonathan Peake, da Queensland University of Technology Brisbane, na Austrália. Até tomar posse, em 2019, no decorrer do próximo Congresso do ISEI, que será em Xangai, na China, assume funções como presidente eleita.



Em declarações à Just News, afirma que "é um orgulho muito grande e que representa o reconhecimento pelos pares de todo o trabalho que tenho desenvolvido nesta área do saber."

Estudo da saúde dos atletas

Questionada sobre a relevância da ISEI a nível mundial e o alcance dos temas que aborda, começa por explicar que, antes de mais, "a Sociedade consegue congregar cientistas de diversas áreas, interessados num tema comum: a imunologia do exercício".

Nesse contexto, são alvo de estudo, reflexão e debate questões como "o papel do exercício no envelhecimento do sistema imunitário e na prevenção de doenças crónicas como a diabetes e as doenças cardiovasculares, da melhoria da saúde mental, de como a nutrição pode mediar o efeito do exercício no sistema imunitário, etc". 

Ana Teixeira faz questão de sublinhar "um dos outros grandes eixos" é o estudo da saúde dos atletas: "como podemos prevenir o sobretreino e a doença em atletas submetidos a grandes cargas de treino, qual o papel do sistema imunitário na recuperação do dano muscular, etc."


Ana Teixeira com Katsuhico Suzuki e Jonathan Peake, respetivamente, presidente cessante e atual presidente da ISEI

Reconhecimento da comunidade científica internacional


Pode esta eleição para a presidência da ISEI ser um sinal de que em Portugal têm havido avanços relevantes nesta área? A cientista responde afirmativamente:

"Sim, penso que sim. Esta é uma área relativamente nova em Portugal, mas que tem dado passos importantes nos últimos anos, especialmente em Coimbra, onde temos um grupo de investigadores que consegue fazer a ponte entre os peritos na prescrição do exercício e os peritos em fisiologia e saúde."  

E sublinha: "Fomos os pioneiros em Portugal e o trabalho dos últimos anos está agora a ser reconhecido pela comunidade científica internacional."

A eleição de Ana Teixeira como presidente eleita do ISEI decorreu durante o 13º Simpósio desta Sociedade, que se realizou este mês, na cidade de Coimbra.



Imprimir