Análises Clínicas e Saúde Pública: especialistas partilham experiências em Coimbra
A Sociedade Portuguesa de BioAnalistas Clínicos (SPBS) vai realizar o 13º Congresso de Análises Clínicas e Saúde Pública ao longo dos dias 8 e 9 de abril, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. O primeiro dia é dedicado à realização de vários cursos, que se realizam no Hotel Dona Inês.
O evento conta com a participação de especialistas e representantes de várias empresas, laboratórios, faculdades, unidades hospitalares e outras entidades, como o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Instituto de Medicina Molecular e Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
No painel dedicado às "Soluções laboratoriais em Análises Clínicas", moderado por Moisés Vaz, presidente da Direção da SPBS, será abordada a "Metodologia LEAN no laboratório de Patologia Clínica" e "Soluções tecnológicas para a área de Análises Clínicas".
Já na sessão dedicada às "doenças emergentes e reemergentes", estarão em debate aspetos relacionados com a vigilância epidemiológica em Portugal da Doença dos Legionários, com o contributo de Portugal na Guiné-Bissau no âmbito da luta contra a epidemia do vírus Ébola, com destaque para o papel do laboratório móvel, que permitiu a deteção atempada do vírus ébola em doentes suspeitos de terem contraído a doença. Neste painel será ainda proferida a palestra "Vírus Zika de onde vem e para onde vai. A importância do diagnóstico."
O programa completo pode ser consultado aqui.
Até dia 24 de março podem ser enviados resumos de trabalhos para Posteres e Comunicações Livres.
Contactos:
spbsgeral@gmail.com
www.facebook.com/sociedadeportuguesa.bioanalistasclinicos
A inscrição online pode ser efetuada aqui.



