Análises clínicas: Encontro da APAC destaca a «rede de laboratórios de proximidade»

A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) vai organizar no próximo ano, em Coimbra, o seu XXII Encontro Científico, depois de Lisboa ter acolhido, em 2014, a última edição do evento. Jorge Nunes de Oliveira, presidente da Direção da APAC, adianta que a reunião "irá ter um foco especial na componente profissional e no papel dos laboratórios de proximidade".

Nesse sentido, considera que o XXII Encontro Científico da APAC " irá merecer o interesse de todos quantos trabalham nos laboratórios da área clínica, independentemente da sua formação académica, assim como dos nossos parceiros da indústria do diagnóstico in vitro".

Na sua opinião, a rede de laboratórios portugueses de proximidade que existe atualmente "está apta e disponível para melhorar os cuidados de saúde focados nos doentes/utentes com um custo/efectividade compatível com a situação económica do país e dos portugueses".

E sublinha o responsável pela APAC que tal realidade se verifica "pela qualidade dos seus profissionais, a sua proximidade e capacidade de resposta às necessidades dos médicos e utentes/doentes".



Direção da APAC (triénio 2015/2017).

"Papel ativo" na promoção da saúde

O foco da reunião estará "no apoio dos Laboratórios de Análises à Medicina Geral e Familiar, no papel ativo que pretendemos ter nos programas de educação e promoção da saúde integrando as políticas de saúde, com uma crescente medicalização dos serviços prestados pelos laboratórios clínicos".

Em nome da Direção da APAC, Jorge Nunes de Oliveira deixa o convite à participação de "todos os profissionais dos laboratórios clínicos e os representantes da indústria do diagnóstico in vitro".

Cuidados de proximidade

Do programa provisório merece destaque uma mesa redonda, intitulada "O laboratório de análises clínicos e os cuidados de saúde de proximidade", que se realiza no primeiro dia.

Além da APAC, nesta sessão estarão representadas várias associações e outras entidades: Ministério da Saúde, Comissão de Saúde da Assembleia da República, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Médicos, Enetidade Reguladora da Saúde, USF-AN (Associação Nacional das USF) e Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.




Para mais informações:
Telefone: +351 217 583 325 | +351 912 519 566
E-mail: apac2017@mtp.pt

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda