Anemia Working Group Portugal realiza reunião sobre «Anemia em Cardiologia»
O Anemia Working Group Portugal (AWGP), presidido por António Robalo Nunes, vai dar início a um ciclo de reuniões monotemáticas, intituladas "Conversas de fim de tarde". A primeira sessão, agendada para dia 25 de junho, decorrerá no Hotel Sana Malhoa, em Lisboa, e estará focada no tema: “Anemia em Cardiologia”.
De acordo com António Robalo Nunes, esta iniciativa agora lançada pelo AWGP, faz parte do "plano de ação de enquadramento e divulgação da anemia nos diversos cenários médico cirúrgicos".
Relativamente à primeira sessão, adianta que a "audiência será composta por cardiologistas, havendo informação de interesse e adesão à mesma por parte dos colegas convidados".
Sob a moderação de António Robalo Nunes e Cândida Fonseca (vice-presidente do AWGP), a reunião, com início marcado para as 18h30, abordará os temas "Anemia, uma epidemia oculta", "Anemia e laboratório: velhos problemas, novos conceitos", "Anemia e Rim: o papel principal será meu?" e "Anemia e risco cardiovascular".
O programa pode ser consultado aqui.
Sobre o AWGP
O Anemia Working Group Portugal (AWGP) é um grupo multidisciplinar, sem fins lucrativos, constituído por médicos de várias especialidades, para os quais a anemia representa um interesse comum. O objetivo central é "posicionar a anemia na plataforma de importância que tem, enquanto entidade clínica própria e pelo impacto que assume no contexto de outras patologias, com vista à constituição de um centro de competência para o estudo deste importante problema de saúde pública nas suas diversas vertentes".
Além de apostarem na realização de estudos e formações para profissionais de saúde, também pretendem informar a população portuguesa: "Para estar mais atenta a determinados sintomas e, sobretudo, de forma a optarem por uma alimentação mais equilibrada e diversificada, “que possa ajudar a prevenir e a controlar, por exemplo, a deficiência de ferro como causa principal de anemia”.