Cepheid Talks

Anestesiologia: «O nosso papel é fundamental na prestação de cuidados humanizados»

Ao fim de uma “longa jornada” de oito anos, Rosário Órfão terminou o mandato como presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) no Congresso da SPA 2022, que decorreu entre 24 e 26 de março, em Lisboa.

Numa sala cheia, Rosário Órfão despediu-se da direção da SPA, após 18 anos, oito deles como presidente. Num momento marcado pela emoção, não deixou de falar dos desafios atuais e futuros da Anestesiologia, mais concretamente, da "escassez de anestesiologistas e suas consequências nos cuidados de saúde prestados à população".



“Somos uma especialidade âncora, transversal à evolução de toda a atividade médica hospitalar”, salientou na sessão de abertura, acrescentando que "o papel dos anestesiologistas é fundamental na prestação de cuidados humanizados em todas as fases da vida".

Defendeu, assim, ser urgente aumentar o número de vagas para o internato, face ao aumento de solicitações, particularmente nas áreas não cirúrgicas. 

Na sua opinião, “se tal não acontecer, vamos ser cada vez mais técnicos de Anestesia, que executam técnicas anestésicas e a avaliação/otimização e os cuidados pós-operatórios vão ser assegurados por outras especialidades médicas, com prejuízo para os doentes e menor satisfação profissional para nós.”


Rosário Órfão 

Esta necessidade de contratar mais anestesiologistas aumentou, segundo a responsável, nos últimos 2 anos de pandemia e numa altura em que a Medicina Intensiva já é especialidade. “O problema é comum a outros países e já este ano a SPA, alinhada com a Sociedade Europeia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos, votou contra a possibilidade de serem os enfermeiros a assegurar a anestesia no bloco operatório, mesmo que sob supervisão do anestesiologista, face aos riscos acrescidos de complicações e piores outcomes.”

Na sua intervenção, Rosário Órfão lembrou, ainda, as muitas atividades e iniciativas da SPA ao longo dos últimos anos, quer junto de profissionais de saúde como da população em geral.



Considerando que foram anos de “aprendizagem e crescimento, de um trabalho imenso e enriquecedor, de inesquecível e gratificante experiência”, ficou por se conseguir a indexação na PubMed. Um objetivo que, disse acreditar, vai ser possível com os novos corpos sociais, liderados pela anestesiologista Fátima Lima, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia-Espinho.



Continuar a ser uma equipa do Serviço

Na sessão de abertura estiveram presentes também António Marques, Presidente da Direção do Colégio de Anestesiologia, Filipa Lança, vice-presidente na direção da SPA e Domingas Patuleia, presidente da Seção de Anestesia Pediátrica da SPA.



O presidente do Colégio aproveitou as palavras de Rosário Órfão e também procurou alertar para os desafios subjacentes à escassez de anestesiologistas e à possibilidade de algumas competências ficarem a cargo de outros profissionais.

Na sua intervenção, António Marques começou por  lembrar as quatro áreas da Anestesiologia: medicina perioperatória, medicina da dor, medicina intensiva e medicina de emergência.


António Marques

Considerando que todos são importantes, realçou a relevância de se assumirem compromissos, como forma de dar resposta aos desafios atuais e futuros, nomeadamente no ensino: “É uma obrigação para preparar a nova geração.”

Continuando: “O envolvimento em equipas multidisciplinares  não nos deve, também, afastar do nosso serviço, algo estratégico para manter a união enquanto especialidade.”



“O Internato de Anestesiologia e a Pandemia"

No final da sessão de abertura foi entregue o Prémio António Meireles, que este ano agraciou Mónica Mamede, Inês Vieira e Daniela Cristelo, autoras do trabalho “O Internato de Anestesiologia e a Pandemia: o que mudou para os internos da especialidade”.

O evento, que teve como temática central  “Anestesiologia – O Valor da Qualidade e Inovação”, contou mais de cinco centenas de participantes.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda