Angiologia e Cirurgia Vascular: «notória progressão da qualidade dos trabalhos científicos»
Entre os dias 15 e 17 de junho realiza-se, no Hotel Vila Galé, em Évora, o XVII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV). Segundo Frederico Bastos Gonçalves, secretário-geral da SPACV, o evento é “o momento alto” da Sociedade.
Em entrevista à Just News, o secretário-geral da SPACV menciona que o Congresso é o “momento privilegiado pelos especialistas de Angiologia e Cirurgia Vascular do país para divulgarem a sua atividade assistencial e científica, partilharem experiência e conhecimento e promoverem a formação continuada e atualização”.
De acordo com o assistente hospitalar do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta e professor auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Médicas – NOVA Medical School, tem sido considerado, ao longo da existência do Congresso, um desígnio maior dirigir a sua atividade para a evolução técnica e científica da especialidade que representa a nível nacional.
Desta forma, aponta, “os 16 congressos da SPACV já organizados, momentos anuais únicos de partilha de conhecimentos e de experiências, têm permitido verificar uma notória progressão da produção e qualidade dos trabalhos científicos apresentados”.
Intensa atividade de formação e esclarecimento
Frederico Bastos Gonçalves salienta que a atividade da SPACV não se resume ao seu “marco anual de confraternização”. O especialista recorda que “são múltiplas as ações desenvolvidas pela SPACV, desde cursos sobre as mais variadas temáticas, até às campanhas de rastreio, relativas a diversas patologias vasculares e levadas a cabo junto da população, passando por diversas atividades formativas realizadas junto dos colegas de outras especialidades”.
O representante da Direção da SPACV adianta que para o XVII Congresso é esperada uma participação expressiva e ativa dos internos e especialistas de Angiologia e Cirurgia Vascular, “como tem vindo a ser a regra”. Adicionalmente, menciona, “esperamos proporcionar sessões cativantes e com elementos de inovação que irão certamente despertar o interesse dos participantes e também promover espaços educativos e sessões paralelas dedicadas a aspetos específicos da nossa especialidade”.
Elementos dos novos órgãos sociais da SPACV com Luís Mendes Pedro, editor da revista Angiologia e Cirurgia Vascular (à direita, na foto).
Envolver outros profissionais de saúde
Questionado sobre os destinatários do Congresso, Frederico Bastos Gonçalves afirma: “Embora o ‘core’ seja dedicado aos angiologistas e cirurgiões vasculares (especialistas ou em formação), médicos de outras especialidades encontrarão seguramente temas de interesse e serão bem-vindos. Procuramos em particular para este Congresso envolver os enfermeiros e técnicos de Cardiopneumologia e Radiologia que convivem em proximidade connosco. Para tal, iremos promover sessões conjuntas e dedicadas a aspetos do interesse comum.”
A atual Direção da SPACV, encabeçada por José Daniel Menezes, especialista dos hospitais Cuf Descobertas e Cuf Belém (Lisboa), foi eleita no último Congresso da SPACV, que teve lugar em junho, na Figueira Foz.
Contactos:
Email: spacv@spacv.org
http://spacv.org/