KRKA

“Antes que te Queimes” quer evitar a intoxicação alcoólica aguda nas noites das festas académicas em Coimbra

Travar a intoxicação alcoólica aguda é, em 2014, a grande aposta do projeto “Antes que te Queimes” para as noites da Queima das Fitas de Coimbra, que se realiza de 9 a 16 de maio. Esta iniciativa vai assumir, pela primeira vez, uma dimensão internacional, com a presença de 20 estudantes belgas (da área de Emergências) e a participação de jovens educadores de pares de mais três países: Letónia, Espanha e Itália.

Durante este período, entre as 23h00 e as 3 da manhã, cerca de uma centena de estudantes voluntários, sobretudo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), de onde emana o projeto, e alguns profissionais de saúde vão procurar prevenir a embriaguez dos jovens e minimizar os riscos que lhe estão associados. Serão também distribuídos sumos e águas.

O “Antes que te Queimes” consiste numa intervenção de educação pelos pares (de jovens para jovens) para promoção da diversão sem risco e redução de danos em contextos recreativos (aconselhamento personalizado), assim como na prestação de primeiros socorros, nas noites festivas da Queima das Fitas de Coimbra e durante o cortejo de carros alegóricos.

Deste projeto fazem parte ações de sensibilização, a avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas e do risco de danos associados (sexo desprotegido e sinistralidade rodoviária), a distribuição de preservativos e a explicação sobre o uso correto deste método contracetivo, de forma a prevenir infeções sexualmente transmissíveis, e os primeiros socorros aos jovens que se encontrem embriagados.

Na edição deste ano, são parceiros da ESEnfC o IREFREA - Portugal (Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes), a Associação de Estudantes da ESEnfC, a Administração Regional de Saúde do Centro (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências), a Associação Existências, a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Pereira e a UNICER.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda