António Arnaut é o novo sócio honorário da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
O anúncio foi feito por Rui Nogueira na cerimónia de encerramento do 33.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). António Arnaut, o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é o novo sócio honorário da APMGF. O evento, que se realizou sob o tema “MGF 20-20: Um futuro, uma odisseia”, decorreu entre os dias 3 e 5 de março, no Centro de Congressos do Estoril.
O presidente da APMGF explicou que "esta é uma forma de homenagear o homem que fundou o SNS, uma grande dádiva deixada a todos os portugueses, que é o grande suporte dos cuidados de saúde prestados à população".

António Arnaut acabou por não estar presente na cerimónia por motivos de saúde, mas enviou uma mensagem, agradecendo o reconhecimento da APMGF.
O presidente honorário da associação, Mário Moura, também sublinhou o papel de António Arnaut: “Coimbrão como eu, foi quem deu o grande empurrão que levou ao nascer do SNS, que veio dar resposta às muitas desigualdades que existiam na área da saúde", acrescentando: “Lembro-me muito bem desses tempos – era diretor das caixas de Previdência na região de Setúbal – e foi com muito entusiasmo que vi nascer o SNS.”
Fazendo um balanço da evolução do SNS, Mário Moura considerou que “registaram-se melhorias significativas, mas ainda há muito a fazer, nomeadamente nos Cuidados de Saúde Primários (CSP)”. Na sua opinião, “as Unidades de Saúde Familiar (USF) devem crescer e ser mais autónomas, assim como os seus profissionais devem lutar por melhores condições de trabalho.”
Na mesma cerimónia, que contou, naturalmente, também com a presença de Nuno Jacinto, secretário-geral do 33.º Encontro Nacional da APMGF, foram entregues os prémios dos melhores pósteres e comunicações orais. Houve ainda lugar para um momento musical com o guitarrista Pedro Jóia. 




