António Gameiro dos Santos homenageado nas 25.as Jornadas de ORL do CHP

António Gameiro dos Santos foi homenageado nas 25.as Jornadas de ORL do CHP, presididas por Cecília Almeida e Sousa, não só pela importância que teve no Serviço que dirigiu entre 1971 e 2003, mas também por causa do seu papel no desenvolvimento da ORL no Porto, tendo aproveitado a cerimónia de abertura para agradecer, “do fundo do coração”, a continuidade do evento.



Na época em que as Jornadas de ORL do Centro Hospitalar do Porto se iniciaram (1977), a Otorrinolaringologia era, segundo António Gameiro dos Santos, na altura, diretor do então Serviço de ORL do Hospital de Santo António e criador da iniciativa, “o parente pobre das várias especialidades no Porto”.


António Gameiro dos Santos e Cecília Almeida e Sousa.

Na mesma sessão, Artur Condé, presidente do Colégio da Especialidade de ORL da Ordem dos Médicos (OM), sublinhou a importância do trabalho desenvolvido por António Gameiro dos Santos e pelos colegas da sua geração, que “construíram serviços com muito pouco, conseguindo dar muito à ORL”. E não deixou de agradecer também todo o seu empenho enquanto exerceu as funções de presidente do Colégio.

Por seu lado, Carlos Ribeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL), realçou que uma das funções da SPORL é apoiar todas as ações que promovam a valorização científica dos seus sócios, o desenvolvimento do conhecimento da especialidade e a melhoria das relações internacionais, um “três em um” que, na sua opinião, é conseguido nestas Jornadas.



Além de António Gameiro dos Santos, Artur Condé e Carlos Ribeiro, participaram na cerimónia de abertura Cecília Almeida e Sousa, atual diretora do Serviço de ORL do CHP/Hospital de Santo António, que fez uma resenha histórica do Serviço de ORL do CHP e das Jornadas, Pedro Tomé, presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia, e José Barros, em representação do Conselho de Administração do CHP.

Em declarações à Just News, Cecília Almeida e Sousa faz questão de salientar o papel de António Gameiro dos Santos, que foi o presidente de honra da edição deste ano: "O Prof. foi quem deu início às Jornadas, as primeiras internacionais em Portugal, e conseguiu mantê-las com um nível científico cada vez maior. Estas são as 25.as Jornadas e penso que a ele se devem. Nestas Bodas de Prata tem de lhe ser dado todo o enfoque merecido."






seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda