APCP inaugura, em Braga, sala de apoio a cuidadores de doentes paliativos
A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) inaugura, dia 21 de junho, a Sala Isabel Levy, na Unidade de Cuidados Paliativos de Poverello, em Braga. A Sala tem como objetivo disponibilizar aos familiares que são cuidadores de doentes paliativos, todo o apoio psicológico e logístico durante o período de internamento."Com a concretização desta sala pretendemos homenagear a Senhora D. Isabel Levy, uma cidadã que dedicou toda a sua vida ao próximo e que deu origem ao nosso projeto de Bolsas de Formação e Investigação em Cuidados Paliativos", explica Manuel Luís Capelas, presidente da APCP.
Considera o responsável que "a existência de um espaço personalizado, privado e harmonioso, pensado e planeado com o intuito de satisfazer as necessidades específicas dos cuidadores familiares, contribuirá para a promoção do seu bem-estar, ajudando a atenuar o sofrimento resultante desta experiência".
Manuel Luís Capelas acrescenta ainda: "A família constituiu um pilar fundamental no apoio ao doente. Cuidar de um familiar com doença avançada, incurável e em fase paliativa é um desafio para o cuidador. Esta sala vai permitir a partilha de sentimentos e angústias, momentos de repouso e o convívio com outras pessoas na mesma situação".
Isabel Levy fez parte dos quadros da Direcção Geral de Assistência - Assistência aos Funcionários Civis Tuberculosos; foi membro ativo da Direção da Associação Israelita de Beneficência “Amparo aos Pobres” e voluntária na gestão administrativa do Hospital Israelita de Lisboa.
Após a sua morte, com o apoio da sua família, a APCP criou Bolsas de Formação e Investigação para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal. Até à data já foram entregues 39 bolsas.
Cerimónia de inauguração
A inauguração da Sala “Isabel Levy” realiza-se no dia 21 de junho, na Unidade de Cuidados Paliativos de Poverello, em Montariol, Braga, pelas 15 horas. A APCP adianta que foram convidadas as seguintes personalidades:
- Álvaro Almeida, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte;
- Padre Vítor Melícias, presidente do Conselho Geral da Fundação Domuns Fraternitas;
- Isabel Neto, ex-presidente da APCP; deputada do CDS-PP e diretora da Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados do Hospital da Luz;
- Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga;
- António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde;
- Paulo Macedo, ministro da Saúde.