KRKA

APCP realiza 1º encontro «Cinema, Cuidados Paliativos e Ética»

O Grupo de Reflexão Ética (GRÉtica), da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), vai promover um Ciclo de Cinema. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a reflexão, formação e debate acerca da Ética em Cuidados Paliativos, através do cinema, da narrativa e da música.

O primeiro encontro, dedicado ao cinema, realiza-se no dia 17 de abril, com a exibição do Filme “Amigos Improváveis”, no Centro Cultural Franciscano, em Carnide.

A iniciativa conta com a presença do presidente da APCP, Manuel Luís Capelas, elementos do Grupo de Reflexão Ética desta Associação e de Isabel Renaud – professora catedrática de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa e Michel Renaud – membro fundador do Centro de Estudos de Bioética (CEB).

“Queremos através destas iniciativas consciencializar através da arte, da palavra e das emoções, os cidadãos e principalmente os profissionais de saúde para a importância dos cuidados paliativos na qualidade de vida das pessoas em fase terminal, e contribuir para o debate acerca da ética, dignidade do ser humano e a vulnerabilidade na doença”, afirma Manuel Luís Capelas.

O Ciclo conta ainda com mais duas iniciativas: “Encontro Narrativa, Cuidados Paliativos e Ética”, a realizar em junho, e “Encontro Música, Cuidados Paliativos e Ética”, a realizar em dezembro.

Mara de Sousa Freitas, coordenadora do GRÉtica, explica que o Ciclo de Cuidados Paliativos tem, como propósito, mostrar que “cuidar ativa e globalmente de uma pessoa com uma doença que ameaça a sua vida significa integrar, além de todo o processo fisiopatológico, a expressão humana da doença, a pessoa enquanto ser único e individual, nos seus valores, crenças, princípios, na sua cultura, nas suas ideologias, na sua história". Significa, portanto, "acolher, respeitar, acompanhar e integrar com empatia, ética, compaixão e sabedoria, os fundamentos do seu Ser e da sua existência”, acrescenta.

A iniciativa destina-se a todos os profissionais de saúde. A entrada é gratuita mas está sujeita a pré-inscrição para o e-mail gretica@apcp.com.pt, com a indicação do nome, idade, profissão, instituição e área de exercício profissional.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda