APDP organiza, este ano, o 1º Congresso Nacional do Pé Diabético
Nos dias 14 e 15 de outubro a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai organizar, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia, o 1º Congresso Nacional do Pé Diabético. A reunião, subordinada ao tema "O pé diabético no séc XXI", decorrerá na Costa da Caparica.
Na recente apresentação do programa de atividades do 90.º aniversário da APDP, João Filipe Raposo, diretor clínico da associação, referiu, a propósito do congresso, que, "os nossos resultados na área do pé diabético não são bons em Portugal". E acrescentou: "Há evidência que estão provavelmente melhores e que estamos na boa trajetória mas ainda temos espaço para dar saltos quantitativos e qualitativos apreciáveis e este é um reconhecimento importante que temos de o fazer."

São já conhecidas as principais temáticas que estarão em debate no congresso. "Via Verde para o pé diabético - sonho ou necessidade urgente?", "Quando referenciar para a consulta de pé diabético nível II e níve III?" e "Como restaurar a circulação pedal comprometida (conceito de angiossoma/cirurgia cardiovascular)" são algumas das questões a que os oradores convidados procurarão responder.
Outros temas do programa incidem sobre o papel da terapia celular, a consulta do pé diabético e o papel da equipa multidisciplinar, classificação das úlceras do pé diabético, a educação e rastreio dos fatores de risco, pé neuropático, tratamento da neuropatia dolorosa, diagnóstico de infeção no pé diabético, conclusões do Plano Nacional de Diabetes.
O evento é presidido por José Luís Medina, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, assumindo João Filipe Raposo o cargo de presidente da Comissão Organizadora.


