KRKA

APED realiza curso sobre a utilização de medicamentos opióides

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) vai realizar, dia 19 de setembro, uma ação de formação sobre a utilização de medicamentos opióides em situações clínicas complexas. O curso realiza-se entre as 9h30 e as 17h30, no auditório do ISLA, em Vila Nova de Gaia.

Destinado a profissionais de saúde, tem como objetivo esclarecer e promover o conhecimento técnico sobre as normas e prescrição de fármacos opióides para o tratamento da dor crónica de forte intensidade em situações clínicas complexas como na insuficiência hepática ou renal,  nos doentes alcoólicos, nos dependentes de substâncias ilícitas ou a efetuar terapêutica de substituição, nas doenças psiquiátricas, nas demências ou nas alterações cognitivas, e na dor neuropática.

A prescrição de opióides em grupos populacionais específicos como adolescentes, idosos e grávidas, assim como os mitos e efeitos secundários serão um assunto de debate entre os médicos presentes.

“A prescrição de medicamentos opióides em Portugal é reduzida comparativamente ao panorama europeu, e está associada a algum menor conhecimento das boas práticas de prescrição desta classe de medicamentos", refere Duarte Correia, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

E alerta: “O alívio da dor é um imperativo ético. O seu não tratamento implica custos muito mais elevados para o erário público, que o seu correto e atempado tratamento. Os doentes, incorretamente medicados recorrem com muito maior frequência a consultas médicas nos centros de saúde e hospitais, ao serviço de urgência, apresentam dificuldade ou impossibilidade para a execução das tarefas de vida diária com necessidade de múltiplos e indispensáveis apoios sociais, um maior absentismo ou presencismo laboral, inaptidão ou incapacidade para o trabalho, “baixas médicas” frequentes ou reformas antecipadas”.

As inscrições para este curso formativo podem ser feitas através do email: tavaresa@med.up.pt.
Para mais informações consulte: http://www.aped-dor.com



APED
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e tratamento da dor de acordo com os parâmetros estabelecidos pela International Association for the Study of Pain (IASP). Para mais informações consulte www.aped-dor.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda