KRKA

APIFARMA debate estratégias para estimular Investigação e Ensaios Clínicos em Portugal

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), presidida por João Almeida Lopes, organiza na próxima quarta-feira, 9 de novembro, a conferência "Investigação Clínica – Do Compromisso à Acção", inserida no ciclo de Conferências APIFARMA "Saber Investir, Saber Inovar".

Esta sessão, que decorrerá no Centro Cultural de Belém, visa "apresentar e debater os principais desafios e oportunidades que se colocam ao desenvolvimento da investigação clínica e aos ensaios clínicos de novos medicamentos em Portugal".

Na sessão de abertura está prevista a participação de João Pereira, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, e de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde, além do próprio João Almeida Lopes.

De seguida terá lugar a palestra “The path to invest in Clinical Research till demonstration of value generation. What key performance indicators matter? The example of an academic center”, a ser proferida por Jeffrey Yachnin, da Universidade de Karolinska, Suécia.


O programa contempla ainda a realização de uma mesa redonda, onde serão apresentados os resultados do estudo “Ensaios Clínicos em Portugal: Consensos e Compromissos”, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo a APIFARMA, "o documento identifica e prioriza indicadores de desempenho dos centros de ensaio e reflecte sobre modelos de capacitação e optimização de recursos".

Neste painel estarão presentes responsáveis do INFARMED, Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, Instituto Português de Oncologia do Porto, Grupo de Trabalho de Investigação Clínica da APIFARMA, European Patients Academy Portugal e da Comissão de Ética para a Investigação Clínica.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda