Cepheid Talks

APIFARMA lança jogo «Tratar de Mim» e reforça programa de literacia em saúde

A APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica lançou hoje o jogo “Tratar de Mim”, no espaço “Farmácia/ Laboratório Saúde” da Ordem dos Farmacêuticos, na KidZania Lisboa.

O jogo, desenvolvido com o objetivo de promover a literacia em Saúde juntos dos mais jovens, recorre às componentes lúdica e pedagógica para atuar precocemente junto de um público essencial.


João Almeida Lopes (presidente da Direcção da APIFARMA), Hélder Mota Filipe (membro do Conselho Directivo do INFARMED, em representação do ministro da Saúde), Ana Paula Martins (bastonária da Ordem dos Farmacêuticos), GS (mascote Geração Saudável) e Ema Paulino (presidente da Direcção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos).

A APIFARMA OTC, comissão que representa o conjunto das empresas que, no seio das associadas, desenvolvem atividade na área dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM), define a iniciativa como um passo importante para melhorar os níveis de literacia em saúde das crianças e jovens.



Para João Almeida Lopes, presidente da Direção da APIFARMA, “a educação e a saúde formam um poderoso binómio capaz de contribuir de forma decisiva para uma sociedade mais saudável e ativa, com mais anos de vida produtiva e capacidade de intervenção social e familiar."



O jogo “Tratar de Mim” permite trabalhar antecipadamente a capacidade das pessoas tomarem decisões fundamentadas sobre a sua Saúde e, simultaneamente, contribui para informar sobre os MNSRM, fármacos indicados para o tratamento de problemas de saúde ligeiros e sem gravidade.

O jogo de tabuleiro é composto por um conjunto de questões relacionadas com saúde, hábitos de vida saudável e uso responsável do medicamento. Respostas certas às questões, para além de proporcionarem o contacto com o tema, permitem que os jogadores completem a caderneta “Armário dos Medicamentos”.



À apresentação do jogo “Tratar de Mim” seguiu-se a cerimónia de assinatura de um protocolo de colaboração entre a APIFARMA e a Ordem dos Farmacêuticos que define a colaboração para a dinamização do espaço “Farmácia/ Laboratório Saúde”.



Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, referiu que esta iniciativa da APIFARMA e o protocolo firmado para dinamização do espaço na KidZania, “demonstra o compromisso de ambas as entidades no combate à iliteracia em saúde e na promoção de estilos de vida saudáveis, em especial junto de um público mais jovem.”

O jogo ficará disponível na “Farmácia/ Laboratório Saúde”, espaço especialmente pensado para os mais jovens, e na página do programa “Tratar de Mim”, que a APIFARMA considera ser "um ativo estratégico para a promoção da saúde pública dos portugueses, capaz de gerar melhorias ao nível dos resultados em saúde e da sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde".



O programa “Tratar de Mim” é uma iniciativa da Comissão APIFARMA OTC e tem como parceiros a ANF - Associação Nacional das Farmácias, a DGS - Direcção-Geral da Saúde, o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Valormed.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda