Cepheid Talks

APNUG quer reforçar formação em urodinâmica junto dos médicos de MGF

“É preciso apostar cada vez mais na formação dos médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF) em urodinâmica”, afirma Luís Abranches Monteiro, presidente da Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologista (APNUG). O responsável falou à margem do “Curso APNUG de Urodinâmica – Fundamentos e práticas da Urodinâmica Clínica”, que teve lugar na Figueira da Foz. A iniciativa contou com a colaboração da Ginecologia e da Medicina Física e de Reabilitação.

“A urodinâmica é essencial na avaliação de várias patologias, como a incontinência urinária, a hiperplasia da próstata ou a bexiga hiperativa. Logo, é preciso apostar cada vez mais na formação dos médicos de Medicina Geral e Familiar”, referiu à Just News Luís Abranches Monteiro, presidente da APNUG.

E continuou: “Existe uma urodinâmica menos tecnológica e o médico de família, como é a primeira porta para muitos doentes, precisa ter mais conhecimentos sobre esta área.” Nesse sentido vão ser realizadas algumas ações formativas, “até porque há muitos profissionais da Medicina Geral e Familiar que já se interessam por esta área e que revelam, inclusive, já bons conhecimentos.”



O “Curso APNUG de Urodinâmica – Fundamentos e práticas da Urodinâmica Clínica”, que teve lugar na Figueira da Foz, contou, por sua vez, com a colaboração de ginecologistas e médicos de Medicina Física e de Reabilitação na sua organização. “São duas especialidades que fazem urodinâmica e, cujas visões diferentes, são coincidentes. É preciso falarmos uns com os outros para partilharmos conhecimentos e experiências.”

Nesse sentido, a Comissão Organizadora envolveu, além do presidente da APNUG, a participação da urologista Vanessa Vilas-Boas, da ginecologista Maria Geraldina Castro e da fisiatra Joana Gomes.



Luís Abranches Monteiro relembrou ainda que “a urodinâmica mudou bastante nos últimos 20 anos e é preciso mostrar essa evolução”. O responsável acredita que o ideal é que qualquer especialista possa, pelo menos, ler e criticar um relatório de urodinâmica.


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda