KRKA

Apoio à investigação na área da diabetes: Bolsa Helena Saldanha foi entregue pela 1.ª vez

Foi entregue esta sexta-feira a primeira Bolsa Helena Saldanha, instituída pelo Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da SPMI, com o apoio da Boehringer Ingelheim, que se destina a subsidiar um estágio de formação ou um projeto de investigação na área da diabetes.

O galardão homenageia Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), doutorada em Medicina Interna, que sempre se dedicou à área da Nutrição, mas também da Diabetes.

No decorrer da cerimónia, a coordenadora da Bolsa, Margarida Bigotte, sublinhou que Helena Saldanha sempre deu o seu apoio ao NEDM e colaborou em algumas das reuniões anuais do Núcleo.



Depois de Lèlita Santos e Manuel Teixeira Veríssimo, continuadores do seu trabalho no Serviço de Medicina Interna do CHUC, recordarem o percurso de Helena Saldanha, esta afirmou, “sem falsas modéstias”, que não esperava “tamanha distinção”.

“Se alguma coisa fiz no âmbito da Medicina Interna, da Diabetes, da Nutrição Clínica e do Envelhecimento, nunca o fiz sozinha, mas apoiada numa ampla plêiade de colaboradores que tive o privilégio de dirigir durante 28 anos”, frisou.


Lèlita Santos, Helena Saldanha, Margarida Bigotte, Carlos Freire de Oliveira e Manuel Teixeira Veríssimo.

“Garanto-lhes que nunca fiz nada por obrigação, mas sim por prazer! Devo, contudo, confessar que a investigação médica foi sempre um dos meus temas preferidos, mas ver o meu nome associado a uma bolsa de investigação nunca me passou pela cabeça!”, admitiu, perante uma assistência onde se encontrava o seu marido, o ginecologista Carlos Freire de Oliveira.


Helena Saldanha e Daniela Martins Mendes.

A bolsa foi entregue a Daniela Martins Mendes, do CH de Vila Nova de Gaia/Espinho, com o projeto de investigação “Neuropatia diabética autonómica: subdiagnóstico, subtratamento e impacto no desfecho clínico do contacto no contexto do pé diabético”.

Além da Nutrição e da Medicina Interna, o percurso de Helena Saldanha está muito ligado à área da Geriatria. Entre inúmeros cargos, foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, que tinha como presidente o seu amigo Cerqueira Magro, entre 1980 e 2004. Ainda na área do envelhecimento, foi coordenadora do Mestrado em Geriatria da FMUC, de 2003 a 2010. É também membro da Geriatric Medicine Section of the European Union of Medical Specialists (EUMS). Licenciou-se em História de Arte em junho de 2014.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda