KRKA

Apoio à mulher com cancro da mama: «Amigas do Peito» vai inaugurar nova sede no CHLN

A "Amigas do Peito" - Associação Humanitária de Apoio à Mulher com Cancro da Mama e o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) vão inaugurar, dia 11 de abril, a nova sede da associação, localizada no campus do Hospital de Santa Maria. O presidente da República, o ministro da Saúde e o cardeal-patriarca de Lisboa são alguns das personalidades que estarão presentes no evento.

Emília Vieira, presidente da associação "Amigas do Peito", explica que a inauguração das instalações, definitivas, estão localizadas no perímetro verde do Hospital de Santa Maria, sendo este um "dia de alegria pela concretização dum objetivo em que nos temos empenhado ao longo destes anos".

O evento tem início às 09h30 com uma missa na capela do Hospital de Santa Maria, presidida pelo cardeal-patriarca. Já a cerimónia decorrerá no piso 2 do Hospital, na galeria central.

"Iremos ter também jantar, de aniversário e de agradecimento, a todos os que contribuíram na construção da sede da Associação, no restaurante Estufa Real", acrescenta Emília Vieira.



Em julho do ano passado, por altura da assinatura do protocolo de colaboração e cedência das instalações entre a associação e o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Carlos Martins, presidente do Conselho de Administração, manifestou a sua satisfação por se conseguir dar este contributo não só à associação, mas a todos os que são associados e precisam do apoio desta organização.

Sublinhou o responsável que este protocolo é “mais um compromisso cumprido e mais um passo na política de responsabilidade social do CHLN".



“Estamos muitos satisfeitos com este protocolo, porque assim podemos dar o nosso melhor”, frisou, na altura, a cirurgiã do Hospital de Santa Maria (HSM), Emília Vieira, adiantando que a associação ajuda as doentes desde o diagnóstico ou a suspeita de um diagnóstico.

Explicou ainda que “a primeira reação que a mulher tem é que ou vai morrer ou a situação é extremamente grave e, portanto, nós temos de ajudar no sentido de dizer que, embora o cancro de mama seja o tumor mais frequente na mulher, é neste momento curável, se for atempadamente descoberto."

Além disso, a associação presta apoio através da partilha de experiências, psicoterapia, apoios jurídicos e terapêuticas complementares.

A associação “Amigas do Peito” é uma entidade de caráter humanitário constituída a 11 de abril de 2008, no HSM, por escritura pública. Os seus sócios fundadores eram, na altura, profissionais afetos ao HSM, entre os quais Emília Vieira.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda