KRKA

Apoio à decisão clínica: Ordem dos Médicos e Ministério da Saúde assinam «protocolo inovador»

A Ordem dos Médicos vai amanhã, 4 de setembro, formalizar uma parceria com o Ministério da Saúde "para o apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde".

A assinatura deste protocolo de "colaboração inovador" terá lugar na sede nacional da Ordem dos Médicos, em Lisboa, às 10h, e visa "a disponibilização online e gratuita de sistemas de apoio à decisão clínica internacionalmente reconhecidos como estando baseados na melhor e mais relevante evidência científica".



Em comunicado, a Ordem dos Médicos salienta ainda que estes sistemas têm como principal objetivo "fornecer informação aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica disponível à data".

Desta forma, os quatro sistemas de apoio à decisão clínica - BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate - "estarão acessíveis por toda a sociedade civil". O objetivo é que esta medida seja um contributo "para aumentar consideravelmente e de modo sustentado a literacia de cidadãos, dos doentes e dos seus familiares".

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, presidem à iniciativa.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda