Investigação sociológica: trabalho sobre «A Carreira Médica e os fatores de abandono do SNS»

Vão ser apresentadas, esta semana, dia 12 de janeiro, as principais conclusões do trabalho "A Carreira Médica e os fatores de abandono do SNS".

O estudo de investigação sociológica analisa "em que medida os níveis de satisfação/insatisfação com as condições de exercício profissional da Medicina no SNS conduzem ao abandono do SNS por parte dos médicos". Seja este abandono causado por "antecipação da aposentação, por emigração ou por integração no setor privado de prestação de cuidados de saúde".

O trabalho é da autoria de Marianela Ferreira, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo realizado em colaboração com o Gabinete de Estudos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

A sessão onde serão dados a conhecer os principais resultados decorrerá no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

No evento participará também Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, e Alexandra Lopes, coordenadora do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Além de serem apresentadas as principais conclusões do estudo, serão também "discutidas medidas de retenção dos médicos no SNS". 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda