Apresentação oficial de estudo clínico na 179ª Reunião Sociedade Portuguesa de Ginecologia

Entre os dias 14 e 15 de março decorre, em Tróia, a 179ª Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), promovida pela Secção Portuguesa de Endoscopia Ginecológica (SPEG). Este encontro tem como tema ‘A cirurgia minimamente invasiva em ginecologia’ e junta vários especialistas da área a nível nacional, que debatem as técnicas cirúrgicas laparoscópicas, utilizadas para remoção de tumores no aparelho reprodutivo feminino.

Esta reunião de especialistas conta também com a apresentação oficial do estudo clínico Pearl III, sobre o tratamento com acetato de ulipristal, dirigido a pacientes com miomas uterinos para tratamento pré-operatório. O acetato de ulipristal é o primeiro de uma nova classe de fármacos que proporciona eficácia prolongada e contínua no tratamento dos sintomas causados por miomas uterinos, como a diminuição da hemorragia uterina, correcção da anemia e redução do volume do tumor.  A cirurgia pode tornar-se mais segura e em alguns casos deixar de ser necessária. Este estudo fundamentou a recente aprovação para o uso deste medicamento em dois ciclos de tratamento com três meses cada.

Os miomas uterinos são os tumores benignos mais comuns do tracto genital feminino afectando 30 a 60% da população feminina em geral e 20 a 40% das mulheres em idade reprodutiva.

Imprimir