Apresentados fascículos informativos sobre miocardiopatias para doentes e familiares

O Grupo de Estudos de Doenças do Miocárdio e do Pericárdio (GEDMP) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) traduziu e adaptou à realidade portuguesa fascículos informativos sobre “Miocardiopatia hipertrófica” e “Miocardiopatia dilatada”, concebidos pela Cardiomyopathy Association e patrocinados pela British Heart Foundation.

“As doenças do miocárdio são caracterizadas por uma relativa raridade e uma grande complexidade etiológica, diagnóstica e terapêutica. E estes aspetos tornam particularmente difícil a transmissão de informação aos doentes e às suas famílias”, referiu à Just News Luís Rocha Lopes, coordenador do GEDMP. E acrescentou: “Esperamos, com esta iniciativa, ajudar os doentes a ajudar os cardiologistas assistentes a transmitir esta informação.”

Os fascículos em causa encontram-se disponíveis para download no portal da SPC, desde novembro. O seu lançamento, em versão impressa, teve agora lugar, durante a Reunião Anual do GEDMP, em Óbidos. A adaptação e a tradução dos conteúdos para português foram da responsabilidade dos cardiologistas Luís Rocha Lopes, Olga Azevedo, Emanuel Correia e Nuno Marques. A conceção gráfica foi da responsabilidade de Emanuel Magalhães, membro da organização e secretariado da SPC.

Imprimir