KRKA

Armando Carvalho defende «certificação de competências» na Medicina Interna

Armando Carvalho, presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, defendeu, na cerimónia de abertura das IX Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), a necessidade de haver certificação de competências como forma de assegurar o reconhecimento do trabalho que os internistas desenvolvem em áreas específicas, como a Hepatologia.

O estudo do fígado e o tratamento dos doentes hepáticos têm progredido, ao longo dos anos, em grande medida graças ao empenho de muitos internistas. O reconhecimento da Hepatologia enquanto subespecialidade ou competência constitui uma aspiração antiga de alguns internistas e voltou a estar no centro do debate nas Jornadas do NEDF da SPMI.



“Entendemos que tudo aquilo que os internistas fazem para lá da Medicina Interna geral deve ser alvo de escrutínio e de reconhecimento, quando for caso disso. Vamos trabalhar sempre em conjunto com a SPMI, como aliás está previsto nos novos estatutos na Ordem dos Médicos”, sublinhou Armando Carvalho.

A sintonia demonstrada nesta reunião realizada na Costa de Caparica parece ter marcado um ponto de viragem. Não só, pela primeira vez, um presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Interna da OM fez questão de estar presente nas Jornadas do NEDF, como Armando Carvalho reconheceu que a aspiração faz todo o sentido, enquadrando-se nos objetivos a que se propôs quando se candidatou recentemente à presidência daquele órgão da Ordem dos Médicos.



O Colégio de Medicina Interna e a SPMI já marcaram a primeira de várias reuniões de trabalho para promover alterações na formação da especialidade. Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, lançou um repto ao NEDF, para que aposte na realização de cursos, e reforçou as palavras de Armando Carvalho: “Vejo a Medicina Interna como um todo, mas, com o grau de desenvolvimento da Ciência, é desejável que alguns de nós se dediquem a determinadas áreas e que se criem competências especializadas.”



Maria de Jesus Banza, coordenadora do NEDF, concluiu, por isso, que “estão reunidas as condições” para transformar uma pretensão antiga em realidade.

As IX Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado foram presididas por Fátima Campante, diretora do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, e incluíram a realização de conferências e palestras sobre temas tão diversos como o nódulo hepático, fígado gordo, hepatites crónicas B e C, ou como a hipertensão portal e a hemocromatose.

A cerimónia de abertura contou ainda com as presenças de João Silveira Ribeiro, presidente do CA do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, e de Elisabete Gonçalves, diretora clínica da mesma unidade.














Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda