Cepheid Talks

"Around the Nose" forma jovens otorrinolaringologistas com dissecação em cadáver

Muito procurado pelos jovens médicos de todo o país, assim como de outras nacionalidades, a 5.ª e mais recente edição do curso Around the Nose realizou-se em junho, na Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM), em Braga. Como tem sido habitual, esgotou as inscrições e tem já pedidos de inscrição para o próximo ano.  

Trata-se de uma formação hands-on, com dissecação em cadáver, cujo objetivo é formar os médicos mais jovens, mas não só, em três grandes áreas da Otorrinolaringologia: Cirurgia Endoscópica Nasossinusal e da Base do Crânio, Rinosseptoplastia e Cirurgia do Sono.

Uma referência, "não apenas em Portugal"

Em declarações à Just News, os organizadores, Fausto Fernandes, otorrinolaringologista e diretor Clínico do Hospital da Luz-Guimarães, e Francisco Moreira da Silva, assistente hospitalar graduado do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, mostram-se muito satisfeitos e orgulhosos com as repercussões da iniciativa.


Fausto Fernandes e Francisco Moreira da Silva

“As vagas esgotaram rapidamente e, apesar da limitação do número de inscrições, somos solicitados por muitos colegas que querem vir no próximo ano”, afirma Fausto Fernandes, acrescentando que, por questões de espaço do laboratório, apenas podem ser aceites 20 inscrições por cada módulo prático.

“O primeiro curso realizou-se no âmbito de um Congresso Nacional de Otorrinolaringologia organizado por nós em 2011. Correu bem e, no ano seguinte, o Instituto passou a incluir-nos no seu programa anual de cursos”, recorda.

O Around the Nose é já uma referência, "não apenas em Portugal", mas também junto de especialistas de outros países. “Penso que este foi o primeiro ano em que tivemos apenas portugueses. Costumamos ter muitos espanhóis, mas já recebemos também médicos do México, do Brasil e da Colômbia”, observa Francisco Moreira da Silva.

E salienta que a realização e o sucesso deste curso deve-se ao apoio da Minisom, uma marca Amplifon, “que tem feito um esforço para que todos os internos de formação possam vir”, da Storz e do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS).

O otorrinolaringologista do Hospital Senhora da Oliveira lembra ainda que este “laboratório de cirurgia minimamente invasiva” do ICVS é de referência internacional – o que “eleva a qualidade do curso” – e que os convidados são especialistas nacionais e internacionais de renome.



“O Around the Nose permite aos formandos praticar no cadáver, o que é essencial para que possam posteriormente tratar os doentes. No entanto, a parte teórica é igualmente importante, porque os palestrantes executam e demonstram as técnicas cirurgias adequadas e mais atuais. É muito importante”, afirma Francisco Moreira da Silva.

Fausto Fernandes sublinha o facto de se tratar de um curso 3 em 1, que permite que os formandos possam ter, logo de início, uma perspetiva de qual das áreas gostam mais e para a qual têm mais vocação.

E recorda: “Este curso já deu formação a cerca de 300 especialistas nacionais e estrangeiros. Quase todos os jovens otorrinos portugueses passaram por cá.”


Técnicas exigem muito treino


Otorrinolaringologista há 18 anos, Francisco Moreira da Silva lembra ser necessário muito treino para se fazer cirurgia endoscópica e que este tipo de cursos permite aos formandos perceber qual a forma ideal de se efetuar a técnica, assim como praticar no cadáver.

Até porque “esta cirurgia não é de fácil execução e tem um potencial de complicações muito grande, requerendo, por isso, muito treino. Eu próprio tive de ir para fora do país para aprender”.



O treino em rinoplastia é, segundo Fausto Fernandes, igualmente importante, uma vez que antigamente, depois de se efetuar a cirurgia funcional do nariz (septoplastia), o otorrino encaminhava o doente para o cirurgião plástico para que este fizesse a correção plástica. No entanto, “hoje, ensina-se aos mais novos que é possível fazer tudo numa só intervenção, mas tem de ficar bem feito, pois, trata-se da face do doente”.

No que respeita à patologia do sono, é importante salientar que métodos existem para tratar o doente, dos quais o golden standard é o CPAP. Contudo, a cirurgia, desde que bem indicada, resolve alguns casos. A formação de Fausto Fernandes quer numa área, quer noutra, foi realizada no estrangeiro, nomeadamente em Antuérpia, Londres, Barcelona e Chicago. Com uma carreira de longos anos nos hospitais públicos, que cessou em 2016, desempenha, desde 2002, funções docentes na Escola de Medicina do Minho.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda