«As queixas do idoso são desvalorizadas apenas por ser idoso»
É já no próximo dia 18 de novembro que vai decorrer o Seminário de Envelhecimento e Demências, sob organização do Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima, uma unidade das Irmãs Hospitaleiras.
A propósito desta iniciativa, e em declarações à Just News, Rui Pedro Albuquerque, diretor clínico do Centro Psicogeriátrico, alerta para a necessidade de se valorizar devidamente as queixas dos idosos.
Para o psiquiatra não há qualquer dúvida: "As queixas do idoso são desvalorizadas apenas por ser idoso. Infelizmente, é frequente não se dar o seu devido valor."
Para o efeito, no seminário vai dar-se a conhecer o modelo assistencial hospitaleiro, que se foca nas necessidades dos mais velhos, tal como o médico salienta:
“A prestação de cuidados deve centrar-se no desenvolvimento humano integral, ou seja, temos de ter em conta várias dimensões do ser humano: física, psicológica, social e espiritual.”
Mas não só. “A família tem sempre que ser envolvida e apoiada. No fundo, trata-se de uma abordagem individual e integral.”
Elementos do Centro Psicogeriátrico
Famliares sofrimento, "mesmo quando não são cuidadores"
E é precisamente nas intervenções não farmacológicas, em complementaridade com as farmacológicas, que se deve dar atenção à família “para que possa ajudar, de forma indireta, o doente”. No Centro, os familiares têm assim apoio em consultas de família e consultas individuais. “Eles estão em sofrimento, mesmo quando não são cuidadores.”
Rui Pedro Albuquerque
Além destas temáticas, no seminário vão abordar-se as alterações fisiológicas do sono no processo de envelhecimento assim como as patologias mais habituais e a investigação clínica. “Nos últimos anos, tem-se apostado bastante na descoberta de fármacos e, sobretudo, de potenciais biomarcadores que poderão ser preditores de uma possível demência mais tarde.”
O evento, de inscrição gratuita, decorre no Centro Cultural de Cascais e contará com a intervenção de médicos e académicos da Nova Medical School.
Os destinatários são médicos e alunos de Medicina, enfermeiros, psicólogos e todos aqueles que trabalham na área clínica e de investigação do envelhecimento cerebral.
Além da Irmãs Hospitaleiras, o seminário conta com o apoio da Fundação D. Luís e da Câmara Municipal de Cascais.
O programa pode ser consultado aqui.
Para mais informações: dir.clinica.cpnsf@irmashospitaleiras.pt