Lançamento oficial da Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral

No âmbito do primeiro Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço, assinalado hoje, 27 de julho, é oficialmente lançada uma associação específica de apoio a doentes com cancro oral. A ASADOCORAL - Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral tem como missão sensibilizar para a prevenção e reduzir o estigma associado a esta doença.

“Em todo o mundo, anualmente, são registados cerca de 400 mil casos de cancro da boca e da faringe. Sabendo que a patologia oncológica da área da cabeça e pescoço tem elevados índices de mortalidade e morbilidade, é inquestionável o impacto na saúde pública. Esses mesmos índices estariam radicalmente diminuídos através do diagnóstico precoce”, alerta José Alves Presidente da ASADOCORAL e sobrevivente de cancro oral.

A criação do site www.asadocoral.pt marca o lançamento oficial da Associação e José Alves explica que “o objetivo é reunir toda a informação necessária sobre uma patologia que mata 3 portugueses por dia. É fundamental relembrar que as áreas mais comuns onde ocorre o Cancro da Cabeça e Pescoço são a Cavidade Oral com 42% dos casos; a Faringe com 35% e a Laringe com 24%”.

Ainda segundo o responsável, “o lançamento no mesmo dia em que se comemora o primeiro Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço é para nós um marco muito importante, pois pretendemos fortalecer esta causa dando a voz aos doentes”.



O Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço foi instituído no final do ano de 2014, durante o 5º Congresso da Federação Internacional da Sociedade de Oncologia de Cabeça e Pescoço, que teve lugar em Nova Iorque.

Imprimir